Crioestaminal recebe Acreditação Internacional no âmbito da Produção de Terapias Celulares

0
456
Crioestaminal

Amostras de células estaminais criopresevadas pela Crioestaminal recebem acreditação internacional no âmbito da produção de terapias celulares.

A experiência, capacidade e práticas relacionadas com o processamento de amostras que constituem a base para o desenvolvimento de terapias celulares da Crioestaminal acabam de receber a qualificação internacional de excelência e qualidade da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB). O laboratório português renovou ainda a acreditação pela AABB para os serviços de criopreservação de sangue e do tecido do cordão umbilical pelo 12.º ano consecutivo.

Obtida após uma auditoria no final do ano passado, a acreditação assegura que o nível de desempenho técnico e científico da Crioestaminal cumpre ou excede os padrões estabelecidos pela AABB relativamente às fases de recolha, processamento, criopreservação, análise e distribuição das células estaminais do sangue e do tecido cordão umbilical para aplicação clínica.

Com o foco na qualidade e segurança das terapias celulares emergentes, a acreditação pela AABB atribui também uma qualificação das amostras de sangue e tecido criopreservadas pela Crioestaminal enquanto fonte de células para a produção de medicamentos para terapias celulares, em linha com a autorização emitida  no passado mês de dezembro pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) para a produção de células estaminais mesenquimais obtidas a partir do tecido do cordão umbilical criopreservado pela Crioestaminal.

A AABB avalia, com base em critérios rigorosos, a qualidade das instalações, procedimentos, formação dos quadros técnicos, segurança e a qualidade de todos os métodos utilizados pelos bancos de sangue a nível mundial.

“A renovação da acreditação AABB para os serviços de criopreservação de sangue e do tecido do cordão umbilical, e a atribuição AABB Cellular Starting Material Qualification (CSM Qualification) às que criopreservamos para utilização em terapias celulares, consolidam a Crioestaminal como uma referência de qualidade em Portugal e na Europa, e são o resultado da dedicação dos nossos profissionais na procura de uma melhoria contínua”, refere Mónica Brito, Diretora Geral da Crioestaminal.

“Esta é uma conquista que dividimos com as famílias portuguesas que guardam as células estaminais para o tratamento de doenças, e também com a comunidade, para quem estamos empenhados em promover o acesso a tratamentos inovadores com células estaminais, através do desenvolvimento de novos produtos de terapia celular que venham a constituir medicamentos de uso hospitalar”, acrescenta.

A Crioestaminal é o único laboratório na Europa acreditado pela AABB, para os serviços de criopreservação do sangue e do tecido do cordão umbilical, num total de 11 bancos de criopreservação de células estaminais acreditados a nível europeu por esta instituição.

BCWCrioestaminal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui