Este ano o desfile de Carnaval em Loulé volta a estar suspenso mas, para assinalar este evento tão importante para a cidade, a Câmara Municipal de Loulé criou um programa alternativo de animação para o período entre 24 de fevereiro e 3 de março.
Sob o tema “Carnaval de Loulé a fugir do bicho”, pretende-se criar alguma dinâmica na cidade, em termos de comércio e do próprio espírito folião, resgatando um pouco do que costuma ser a vivência de Loulé por estes dias, em que tradicionalmente toda a comunidade local se envolve numa grande festa que já é parte da identidade louletana. À semelhança do que sucedeu em 2021, ano em que o desfile foi igualmente cancelado devido à pandemia de COVID-19, a Avenida José da Costa Mealha receberá dois carros alegóricos que estarão em exibição para que todos os que aqui passarem possam apreciar um pouco do trabalho artístico que é feito na Oficina do Carnaval e da essência do maior cartaz turístico do Algarve durante esta altura do ano.
O ex-responsável pela task-force da vacinação, o Vice-Almirante Gouveia e Melo, será a figura de proa de um dos carros – aqui transformado no “Navio Escola Sagres”. De forma criativa e brincalhona, com uma pitada de sátira política à mistura, será prestada homenagem a este homem que foi o principal herói no combate à COVID-19 no nosso país. Também no Largo Afonso III será colocado um carro alegórico, enquanto que na Cerca do Convento e no Largo de S. Francisco serão criados elementos decorativos alusivos à quadra festiva. Todos estes apontamentos têm como objetivo recordar que Loulé é terra de Carnaval e que o seu corso é o mais antigo do país, com cerca de 116 anos de existência.