Vila do Bispo | Moção da Assembleia Municipal “Vila do Bispo Solidária com o Povo Ucraniano”

0
318
ViladoBispo

1 – No dia 24 de fevereiro de 2022, as forças russas invadiram a Ucrânia, um país livre e soberano. A Assembleia Municipal de Vila do Bispo condena veementemente a agressão militar e invasão da Ucrânia pelas forças armadas da Federação Russa.

Com este ataque à Ucrânia, o Presidente russo, Vladimir Putin, mostrou não ter qualquer pretensão de manter a paz, a estabilidade e a segurança na Ucrânia e no resto da Europa. Ao invés disso, pretende voltar atrás no tempo, quando a Europa de Leste tinha regimes autoritários, em vez de democracias liberais, e em que as grandes potências detinham o controle de estados mais pequenos.

Lamentamos a perda de vidas e o sofrimento humano decorrentes desta agressão liderada pela Rússia e aguardamos com expectativa os resultados das sanções internacionais que estão a ser impostas. Apelamos ao fim imediato dos bombardeamentos e a intervenção militar na Ucrânia.

2 – A Assembleia Municipal de Vila do Bispo congratula-se com a disponibilidade demonstrada pelo Governo Português em acolher famílias de refugiados ucranianos.

3 – Na sequência da disponibilidade demonstrada pelo Governo Português demonstramos a nossa disponibilidade e das nossas instituições em participar no acolhimento dos refugiados e famílias ucranianas.

Assim, a Assembleia Municipal de Vila do Bispo, reunida a dia 25 de fevereiro de 2022, deliberou:

  • Repudiar a ação militar da Rússia contra a Ucrânia, e dirigir uma palavra de solidariedade e apoio ao povo ucraniano e à comunidade ucraniana em Portugal e estabelecida ou residente no Concelho de Vila do Bispo;
  • Dar conhecimento da presente deliberação a Sua Excelência o Presidente da República;
  • Dar Conhecimento da presente deliberação às embaixadas da Rússia e Ucrânia em Portugal;
  • Dar conhecimento da presente deliberação ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal;
  • Dar conhecimento da presente deliberação à AMAL e Assembleia Intermunicipal do Algarve;
  • Dar conhecimento da presente deliberação à CCDR Algarve;
  • Dar conhecimento da presente deliberação à comunicação social.

AM de Vila do BispoViladoBispo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.