Ingka Centres Portugal organiza “Emprego 360º” para Promover uma Comunidade Mais Inclusiva

0
498
WebinarEmprego1

Nos dias 3, 4 e 5 de março, a Ingka Centres Portugal, detentora dos centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos, organiza a primeira edição do webinar “Emprego 360º”, que pretende potenciar o contacto digital entre entidades empregadoras e formadoras e potenciais interessados e criar networking, que se concretizem em oportunidade reais de evolução progressiva no trabalho.

O evento, gratuito e aberto ao público em geral, tem como objetivos apresentar e divulgar oportunidades de emprego e formação nos centros comerciais, IKEA e outras entidades, tendo a equidade e a inclusão como preocupações principais.

A realização deste webinar acontece numa altura em que, embora a taxa de desemprego tenha baixado em 2021, fixando-se em 6,6%, se verifica um desencontro entre a formação e competências dos candidatos e a oferta de emprego, com muitas empresas a suspenderem as suas operações por falta de mão de obra que cumpra as suas necessidades. Além disso, o Algarve continua a ser uma região atípica em termos de emprego, muito dele ligado ao turismo, sazonal e precário.

Depois do sucesso de três feiras de emprego que a Ingka Centres realizou entre 2017 e 2018 no MAR Shopping Algarve, que reuniram, em conjunto, mais de 3.500 visitantes e mais de 75 empresas, a Ingka Centres decidiu migrar o evento para o digital com o objetivo de impactar mais pessoas e entidades. Esta será uma oportunidade para os interessados fazerem networking, já que podem intervir e trocar mensagens pelo chat, e obter informação sobre oportunidades de evolução de carreira e posições em aberto nas várias lojas e empresas parceiras dos dois centros comerciais e Designer Outlet Algarve e nas lojas IKEA.

Além disso, poderão ficar a conhecer como adaptar o seu percurso a carreiras com maior potencial de futuro através da formação. Se este é o objetivo dos participantes, então não deverão faltar às intervenções do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, dos centros Qualifica da ASMAL –  Associação de Saúde Mental do Algarve e da Escola Secundária de Loulé, e do ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Temas como diversidade, equidade, inclusão, sustentabilidade, saúde e bem-estar, valores muito presentes na cultura e valores do Ingka Centres serão também abordados.

O evento digital servirá ainda para apresentar as oportunidades de criação do próprio emprego para participantes do concurso de empreendedorismo “Desafio MAR Start-Up”, a decorrer, cujos vencedores poderão abrir sem custos por um período de 6 meses dois kiosks, um no MAR Shopping Algarve e outro no MAR Shopping Matosinhos, para dar a conhecer os seus produtos.

JOB – Juntos por Oportunidades Brilhantes e inclusivas

Será também a oportunidade para dar a conhecer o projeto JOB – Juntos por Oportunidade Brilhantes em que o MAR Shopping Algarve, em parceria com os Centros Qualifica da ASMAL e da Escola Secundária de Loulé, o IEFP e a IKEA, receberá nos primeiro e segundo sábados de cada mês técnicos credenciados, dispostos a aconselhar e a identificar de forma gratuita, ofertas formativas certificadas e métodos que desenvolvam a integração no mercado de trabalho.

Através da união de recursos, será possível criar uma rede com impacto positivo na comunidade, através de diagnóstico das necessidades formativas em processos individuais e personalizados; qualificação; disponibilização de formação, a custo zero e à medida nas necessidades; apoio à comunidade migrante no processo de integração (ensino do português de acolhimento); sessões/workshops de informação; divulgação das entidades acreditadas; aumento do nível de competências dos Recursos Humanos; aumento do nível de autoestima e confiança de quem procura emprego; e procura ativa de emprego ou estágios.

Cada ação prevista na agenda do Webinar Emprego 360º terá um link individual, os quais serão atempadamente dados a conhecer no website e no LinkedIn da Ingka Centres Portugal.

PureWebinarEmprego1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui