Concurso “Com o Fogo Não se Brinca” visa Educar para os Comportamentos de Risco de Incêndio

0
559
PortugalChama1

Com o objetivo de sensibilizar e educar as crianças e jovens para os comportamentos de risco de incêndio, a Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF) acaba de lançar o Concurso “Com o Fogo Não se Brinca”, iniciativa desenvolvida a nível nacional, no âmbito da Campanha Nacional “Portugal Chama” e do projeto Raposa Chama.

Destinado a todas as crianças e jovens dos 5 aos 12 anos, o concurso tem como objetivo envolver e mobilizar os mais novos, através da escola, dos professores, da família e de toda a comunidade, para a necessidade de medidas de autoproteção e mudança de comportamentos de risco, ao mesmo tempo que estimula a sua criatividade através da componente artística.

“Com o fogo não se brinca” é uma iniciativa que promove a realização de vídeos com novas coreografias para o Hino da Floresta, e/ou novas músicas ou letras para a Banda da Floresta, grupo criado no âmbito do projeto “Raposa Chama” e que é constituído por quatro personagens muito divertidas e irreverentes que usam o rap para passar a mensagem – “Com o fogo não se brinca”.

O Concurso será divulgado no site e redes sociais da “Raposa Chama” (Facebook, Instagram e Tik-Tok), assim como nas várias ações presenciais em Escolas do Ensino Básico a decorrer durante 2022.

A fase de candidaturas é de 1 de março até ao dia 31 de maio, seguindo-se a fase de votação, de 6 de junho a 30 de setembro. Por fim, a seleção dos premiados acontecerá em outubro, e finalmente o anúncio dos vencedores com mais gostos na sua publicação na página de Facebook Raposa Chama, prevista para o dia 8 de outubro.

Recorde-se que o projeto Raposa Chama foi lançado em 2021, uma iniciativa promovida no âmbito da Campanha Nacional Portugal Chama, que conta com a chancela da República Portuguesa. Mais do que um projeto, o “Raposa Chama” é um movimento coletivo e inclusivo, desenhado para chegar a todas as crianças e jovens, entre os 5 e os 12 anos.

O grande objetivo é sensibilizar e educar as crianças e jovens de hoje, que serão os futuros decisores de amanhã sobre os comportamentos de risco de incêndio, acreditando que no presente, podem ter o papel crucial de educar também os adultos, principalmente através da sua rede familiar.

WisdomPortugalChama1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.