Academia Joaquim Agostinho / UDO | Quilómetro “Zero” foi no Museu

0
508
CiclismoMuseu

A oitava época da única academia de ciclismo torriense em atividade, deu a primeira pedalada este domingo no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras.

Na presença de pais, amigos, diretores e representantes das várias entidades parceiras do projeto 2022, foram apresentados os 23 atletas que vão representar a Academia Joaquim Agostinho / UDO em 6 escalões nas vertentes estrada e btt. Jorge Ferreira e Henrique Delgado serão os respetivos treinadores.

Luís Fernandes, Presidente da UDO, foi o primeiro a tomar a palavra começando por agradecer a presença de todos. Depois de enaltecer o apoio de todos os parceiros, dedicou uma palavra especial aos pais que “confiam à Academia a formação dos seus filhos” e garantiu um ano cheio de dedicação, com muitos momentos de saudável convívio e muita aprendizagem. Destacou ainda o importante e dedicado papel dos diretores Carla Domingues e António Rocha, num ano que a academia torriense volta ao seu formato inicial, apenas com os escalões escolares. “Tivemos durante alguns anos categorias mais avançadas da formação do ciclismo com jovens oriundos de todo o país, mas a aposta agora passa pela formação de base e pelo desenvolvimento das capacidades dos jovens da nossa região”, referiu o dirigente. Numa última intervenção, dirigiu a palavra aos jovens que compõem o grupo 2022 para referir que “ao vestir a nossa camisola, estamos a assumir a responsabilidade de honrar 2 elementos muito importantes, Joaquim Agostinho e Torres Vedras”.

Na cerimónia esteve presente Mário Franco, em representação da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, o diretor do Museu Joaquim Agostinho, João Carriço, bem como a vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino e o vereador Nelson Aniceto. Este último tomou da palavra agradecendo à União Desportiva do Oeste pelo o trabalho desenvolvido em prol do ciclismo no concelho durante décadas, não apenas com a Academia, mas também como outros projetos e eventos de âmbito nacional e internacional e congratulou-se pela longa história de parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, entidade que ostenta a bandeira de “Município Amigo do Desporto”. Destacou ainda a resiliência dos pais, que ao proporcionar a prática do ciclismo aos seus educandos, contribuem para a manutenção da forte tradição que a modalidade tem no concelho.

Em representação da FPC, o diretor nacional de escolas de ciclismo Jorge Pina, realçou que “ver aqui tantos jovens mais um ano a iniciar a sua atividade desportiva no ciclismo, é para a Federação Portuguesa de Ciclismo um motivo de grande orgulho” e destacou a importância da componente social do desporto, que aliada à sua prática, torna-se fundamental no equilíbrio da vida das crianças e dos próprios pais, criando bases sólidas para o futuro.

Academia Joaquim AgostinhoCiclismoMuseu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui