Novo encontro INTREPIDA | Concerto de Helena Madeira com a música em Sevilha – Espanha

0
114
HelenaMadeira1

A Fundação Tres Culturas del Mediterráneo celebrou ontem, quinta-feira 10 de março de 2022, na sede em Sevilha, Espanha, um concerto intimista com a artista portuguesa Helena Madeira como protagonista.

Este concerto, do qual puderam desfrutar mais de 200 pessoas no emblemático pátio central do pavilhão Hassan II, foi organizado dentro do quadro do projecto europeu INTREPIDA plus. Este encontro INTREPIDA com a música permitiu dar a conhecer o importante legado das três culturas e três religiões monoteístas que estão presentes na música e patentes na história de Espanha e Portugal. A harpista portuguesa configurou um sensível programa musical para esta ocasião no qual incluiu obras anónimas do século XVI, composições de tradição portuguesa, temas tradicionais da música sefardita dos séculos XII e XIII, assim como temas da música árabe-andaluza. Em resumo, uma amalgama de sons, culturas, tradições, épocas e tonalidades que criaram união e reforçaram o valor da diversidade e da sua riqueza.

Helena Madeira estudou canto e harpa no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, uma formação que compaginou com a licenciatura em Antropologia e Língua Italiana. Entre 2006 e 2015 foi a vocalista do grupo de músicas do mundo MU, com o qual gravou o disco Casanostra em 2009 e Folhas que Ardem em 2012 e com o que actuou em directo nalguns dos mais prestigiosos cenários de músicas do mundo como são o Festival Folk de Plasencia, o Festival de Músicas do Mundo de Sines, Sufi Sutra na Índia ou Penang World Music Festival da Malásia, entre outros. Em 2014 empreendeu uma carreira como solista com o primeiro trabalho discográfico em solitário sob o título Da voz do Embondeiro com o que aprofunda as raízes da música do período medieval da Península Ibérica. A Helena Madeira tem continuado com o trabalho de investigação e difusão das músicas tradicionais até perfilar o segundo trabalho discográfico que, sob o título Cenário Divergente, foi publicado no ano 2020. Participou em festivais de música sefardita como o de Córdova em Espanha.

Este encontro INTREPIDA reforça a vontade de internacionalizar as carreiras profissionais das empresárias da Eurorregião Alentejo Algarve Andaluzia, além de fomentar a sua visibilidade e facilitar a mobilidade entre os dois países vizinhos, especialmente numa semana dedicada a diferentes actos devido ao Dia Internacional da Mulher.

A Fundação Tres Culturas del Mediterráneo é o Beneficiário Principal do projecto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes sócios de Espanha e Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad Desarrollo Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e Município de Faro.

Mais informação sobre o projecto INTREPIDA: www.tresculturas.org/intrepida

Mais informação sobre Helena Madeira: 

http://helenamadeira.blogspot.com/p/sobre-mim.html 

Fundación Tres CulturasHelenaMadeira1HelenaMadeira2HelenaMadeira3

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui