Porto de Lisboa visitado por comitiva do Brasil Export

0
179
PortoLisboaBrasilExport

O Porto de Lisboa recebeu uma comitiva da Brasil Export, o forum permanente dos setores de transportes e logística do Brasil, que promove debates temáticos e visitas técnicas aos principais portos internacionais. A visita envolveu operadores portuários e de logística daquele país sul-americano, que gerou 1,2 mil milhões de toneladas de carga em 2021, com um crescimento de 4,8%, face a 2020.

A visita arrancou na Gare Marítima de Alcântara com uma apresentação do Porto de Lisboa, garantida por intervenções da APL-Administração do Porto de Lisboa e alguns concessionários com atividade na infraestrutura portuária da capital, que movimentou cerca de 10 milhões de toneladas em 2021, com um crescimento de 5% face a 2020.

José Castel-Branco, administrador da APL, destacou as “Vantagens Competitivas do Porto de Lisboa”, destacando o facto de ser uma infraestrutura com elevada flexibilidade dos seus diversos terminais de carga, e com apostas claras na eficiência operacional e na mitigação de emissões poluentes resultantes da sua atividade.

Destacou que o porto se caracteriza por destinar mais de 40% da sua carga para consumo final que abrange uma vasta área do país e se estende para além da fronteira com Espanha. O Porto de Lisboa assegura ainda a movimentação de carga com as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. José Castel-Branco apresentou ainda alguns projetos em curso que visam dotar o Porto de Lisboa de novas capacidades, como sejam o projeto para abastecimento de eletricidade a navios em porto, em especial os de cruzeiros, e o projeto de mobilidade fluvial, até ao terminal de contentores de Castanheira do Ribatejo. Projeto este que irá reduzir custos, emissões poluentes e melhorar a capacidade operacional de Lisboa para carga contentorizada, mantendo o equilíbrio da dicotomia Lisboa-cidade / Lisboa-porto.

Pedro Virtuoso, da ETE-Empresa Tráfego e Estiva, fez uma breve apresentação do Grupo ETE, que tem três concessões no porto de Lisboa, e destacou o projeto de “Navegabilidade até Castanheira do Ribatejo”, que permitirá uma redução de 80% de emissões de gases com efeito estufa, uma vez aprovada pelas autoridades a esperada expansão do terminal de contentores, que vai reduzir o transporte rodoviário de contentores, favorecendo o transporte por via fluvial.

Diogo Vaz Marecos, da Liscont / YILPORT Ibéria, destacou o investimento de 123 milhões de euros em curso, que aumenta significativamente a capacidade do TCL-Terminal de Contentores de Lisboa tornando-o mais eficiente, mais sustentável relativamente a emissões poluentes e com melhores acessos rodoviários e ferroviários. Diogo Vaz Marecos reforçou ainda o facto de o porto estar a operar de forma regular sem perturbações da sua atividade.

Francisco Cruz, da Ership Lisboa, concessionária do TMB–Terminal Multiusos do Beato, recordou o investimento realizado no desenvolvimento do TMB, a operação com particular especialização na área alimentar, com soluções para frio, óleos, soja e outros, e a sua operação também nos terminais da Sovena e da Silopor.

A comitiva da Brasil Export, liderada pelo secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura do Brasil, Marcelo Sampaio Filho e por Fabrício Guimarães Julião, o CEO do Fórum Brasil Export, prosseguiu a sua passagem pelo Porto de Lisboa com visitas a várias infraestruturas e equipamentos portuários, incluindo uma visita à emblemática Torre VTS, em Algés.

Esta iniciativa da Brasil Export ocorre no âmbito da Missão Portugal, um programa de visitas aos principais portos portugueses, entre os dias 6 e 11 de março, que integra uma comitiva com cinquenta empresários, operadores portuários e quadros ministeriais.

UnimagemPortoLisboaBrasilExport

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.