BPI e Expresso lançam a 4ª edição do Prémio Nacional de Turismo na BTL  

0
763
TurismoBPIExpresso
  • Pelo quarto ano consecutivo, iniciativa vai destacar e premiar o que de melhor se faz em Portugal no setor do turismo.
  • O lançamento da 4.ª edição teve lugar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e contou com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, de Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI e de Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que conta com o patrocínio do BPI desde 2016, foi hoje palco do evento de lançamento da 4ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT).

O PNT é uma iniciativa BPI e Expresso que conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e com o apoio técnico da Deloitte enquanto Knowledge Partner.

Nesta quarta edição, o PNT vai premiar empresas, projetos públicos e personalidades nas categorias Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. Tal como nas anteriores edições, o Prémio Carreira distingue igualmente um empresário ou personalidade pela sua carreira, ousadia e empreendedorismo demonstrado neste setor.

A qualidade das candidaturas será avaliada pela Deloitte, por Comités Técnicos e por um Júri. O impacto, a formação, a sustentabilidade e a resiliência das empresas são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores.

As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em www.premionacionalturismo.pt. O processo de candidaturas abre a 1 de abril e decorre até 31 de maio de 2022.

O evento contou com a intervenção de Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, de Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI e de Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.

Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, mostrou-se satisfeito com o facto de este prémio mobilizar cada vez mais operadores económicos e por merecer cada vez mais a atenção do público. Segundo o Ministro Pedro Siza Vieira, um prémio como este motiva os agentes e “ajuda também a divulgar a oferta turística que temos para um mercado que pode ser cada vez mais importante para o setor, que é o mercado interno. Depois de dois anos muito difíceis conseguimos proteger o essencial: a capacidade produtiva das nossas empresas e preservar o valor da marca Portugal e o seu posicionamento junto dos turistas que nos procuram. Temos todos os sinais para um ano positivo”, sublinhou Pedro Siza Vieira.

Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI, elogiou o “esforço e a resiliência do setor do turismo”, salientando que “os empresários têm mostrado uma grande atitude, face a um contexto que continua a apresentar vários riscos”. “Tenho uma expectativa muito grande em relação à quantidade e qualidade das candidaturas deste ano e acredito que vamos ter projetos muito inovadores e com uma forte componente de sustentabilidade”, sublinhou.

A sessão incluiu um debate, moderado por Ricardo Costa, Diretor Geral de Informação da Impresa, e contou com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente e CEO da Porto Bay Hotels & Resorts António Trindade e a presidente da Accessible Portugal Ana Garcia, vencedora na categoria Turismo Inclusivo da edição anterior do prémio.

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, realçou a competitividade do Turismo português comparativamente com outros destinos dentro da Europa. “A nossa imagem está muito forte. Temos um terreno fértil para trazer um turista que gaste mais, que fique mais tempo e que perceba melhor a autenticidade do produto”, enfatizou. O nosso objetivo é atingir os resultados de 2019 em 2023”, destacou Luís Araújo.

Na edição anterior, o PNT registou 439 candidaturas e 39 nomeações ao Prémio Carreira. Os vencedores foram conhecidos no passado mês de fevereiro: “Cerdeira – Home for Creativity” na categoria Turismo Autêntico, a “Rota do Petisco” na categoria Turismo Gastronómico, o projeto “Access TUR” na categoria Turismo Inclusivo (a GuestAccess recebeu uma menção honrosa), o quarteirão World of Wine na categoria Turismo Inovador (a Ponte Suspensa 516 Arouca recebeu uma menção honrosa) e o hotel Sentido Galomar foi distinguido na categoria Turismo Sustentável (o alojamento Noah Surf House recebeu uma menção honrosa).

O Prémio Carreira foi atribuído a André Jordan, criador de inúmeros projetos que desenvolveram o Turismo no Algarve, entre os quais, a Quinta do Lago, o Belas Clube de Campo e Vilamoura.

TinkleTurismoBPIExpresso