“Algarve Tech Hub Summit”

0
882
AlgarveTHSummit

Há mais nomes confirmados na programação do Algarve Tech Hub Summit (ATHS): a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas Elisa Ferreira, o especialista em Turismo Dimitrios Buhalis, actualmente professor convidado do Instituto Politécnico de Hong Kong, o artista plástico Pedro Cabrita Reis que, depois de inaugurar a obra Três Garças, no Museu do Louvre, em Paris, faz uma curta paragem no Algarve antes de seguir para a Bienal de Veneza, o artista e designer, conhecido pelas suas instalações de luz, Beau McCellan (Bybeau Creative Studio) e o empresário e investidor Tim Vieira, CEO da BraveGeneration.

Entre 28 de Março e 3 de Abril, em diferentes palcos, em Faro e Loulé, o Algarve Tech Hub Summit junta diversas personalidades para discutir e pensar o papel da inovação e da tecnologia na região, com enfoque no turismo, na sustentabilidade, no empreendedorismo, no lifestyle e na cultura.

Entre os oradores estão também Alessandra Priante, directora para a Europa da Organização Mundial de Turismo (OMT), Claudio Calveri, estratega digital de figuras públicas e instituições, o produtor cultural Pablo Berástegui, coordenador do centro de criação contemporânea Matadero, em Madrid, e que integra a equipa responsável pela reabilitação da antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, o artista brasileiro Emanuel Pimenta, que colaborou, entre outros, com o compositor americano John Cage, o coreógrafo Merce Cunningham ou o filósofo suíço René Berger, com quem dirigiu os primeiros festivais de videoarte e de arte eletrónica do mundo, e o chef algarvio, com uma carreira internacional e inúmeros prémios no currículo, Leonel Pereira, que dirige o Checkin, em Faro, reconhecido com um Big Gourmand, pelo Guia Michelin. Outros nomes já confirmados: André Marquet (Productized), Edouard Rollet (Alter Eco e Quinta Bohemia), Joana Glória (Lagos Digital Nomads), Luís Araújo (Turismo de Portugal), Marco Peerboom (Decred), Nelson Luciano (Google Cloud Portugal), Ramin e Firuza Sultanov (Floovly e EMPWRD) e Stewart Noakes (Canopy Lx).

O evento pretende promover a região como um hub tecnológico global e competitivo e atrair empreendedores, nómadas digitais e remote workers. Esta é uma iniciativa liderada pela Algarve STP – Systems and Technology Partnership, no âmbito da promoção do ecossistema Algarve Tech Hub (ATH), em parceria com Algarve Evolution, AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, câmaras municipais de Faro e Loulé, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Faro 2027, Museu Zero, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e Universidade do Algarve.

Inserido na programação do Algarve Tech Hub Summit, realiza-se o DISRUPT’22 Algarve Tech Hub, uma competição de startups, que pretende estimular novas ideias e que tem 20 mil euros em prémios para as mais inovadoras. No programa há palestras e workshops sobre metaverso, criptomoeda, tecnologia blockchain, inteligência artificial e cibersegurança. Mais informações em athdisrupt.com.

O evento, em formato presencial e online, é aberto ao público mediante inscrição gratuita, sujeita à limitação do espaço. Inscrições e programa completo no site

algarvesummit.com

SNAlgarveTHSummitAlgarveTHSummit1