CEA Águas do Algarve | Apresentação de Projeto IMiST

0
175
SeminarioImistAguasAlg

No próximo dia 25 de março, às 14h30, realiza-se, online, o Seminário de Divulgação dos resultados do projeto de Investigação IMiST – Melhorar a mistura em reservatórios para o abastecimento de água mais seguro, financiado pela FCT e que contou com a participação do Instituto Superior Técnico, da Águas do Algarve e dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora.

O projeto IMiST – Improving mixing in Storage Tanks for safer water supply – Melhorar a mistura em reservatórios para o abastecimento de água mais seguro – foi apoiado pela Águas do Algarve  através de um caso de estudo, com uma candidatura à FCT do IST para um Doutoramento, no âmbito do mesmo.

O objetivo do projeto foi o de estudar a dinâmica do escoamento nos reservatórios de água para consumo humano (velocidades, percursos da água, distribuição dos tempos de residência, grau de mistura, estratificação de temperatura e decaimento do cloro, entre outros), de modo a obter as linhas de orientação para o projeto, operação e a sua reabilitação.

O projeto está em curso desde outubro de 2018. Em 2019 foi efetuada uma visita de campo da equipa do IST à Águas do Algarve para verificar aplicação do Caso de Estudo da empresa no caso do Reservatório Inicial Oriental do Algoz.

No ano 2020 não se desenvolveram atividades com a Aguas do Algarve associadas ao projeto devido à Pandemia Covid-19, contudo já em 2021 foi realizada a campanha de campo do  caso de estudo, nomeadamente em Maio, com medições no local pela equipa do IST, nomeadamente a variação da qualidade da água no reservatório inicial Oriental em Algoz, por alteração da proporção da % de água subterrânea tratada que permitiu verificar em tempo real,  a forma como o escoamento da água ocorre no reservatório desde a entrada até à sua saída e verificar eventuais pontos de maior residência da água. Os resultados do projeto foram apresentados em tese de dissertação em janeiro de 2022.

No próximo dia 25 de março, às 14h30, realiza-se, online, o Seminário de Divulgação dos resultados do projeto IMiST – Improving Mixing in Storage Tanks for safer water supply – Melhorar a mistura em reservatórios para o abastecimento de água mais seguro, financiado pela FCT e que contou com a participação do Instituto Superior Técnico, da Águas do Algarve e dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora. 

Em anexo o programa, sendo que as participações efetuam-se no seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83522239236

Águas AlgarveSeminarioImistAguasAlg