VRSA | Novo sistema centralizado de Rega gera Poupança de 80% no consumo de Água  

0
1136
RegaUrbanaVRSA1

O Município de Vila Real de Santo António participou no Seminário sobre Eficiência Hídrica no Algarve – Setor Urbano, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração de Região Hidrográfica do Algarve, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.

Na sessão, a autarquia de VRSA apresentou os resultados do Sistema de Rega Urbana Inteligente, implementado no ano de 2021, e esteve representada pelo Vereador com o pelouro do Ambiente, Álvaro Leal, e por técnicos da divisão de ambiente e serviços gerais e da divisão de desporto e juventude.

O projeto obteve um financiamento do Fundo Ambiental no valor de 49999 euros. Em Vila Real de Santo António foi aplicado nos espaços públicos ajardinados situados na Av. da República, na Av. dos Bombeiros Portugueses, na Av. Ministro Duarte Pacheco e no Complexo Desportivo. Já em Monte Gordo, foi aplicado na Av. Infante Dom Henrique.

Estima-se que o sistema de rega automático centralizado implementado no concelho tenha permitido economizar 145.748m3, ou seja, cerca de 80% do volume de água consumido, o que correspondeu a uma poupança de 99578 euros.

Com este novo dispositivo torna-se possível uma gestão imediata dos controladores de rega à distância, assim como a interrupção automática da rega em situações de elevada pluviometria (chuva).

Por outro lado, permite uma efetiva monitorização dos consumos de água em cada espaço, identificando-se rapidamente fugas ou perdas de água.

Com a implementação do sistema foi ainda possível efetuar-se um plano de rega tendo em consideração as necessidade hídricas das plantas, permitindo libertar os colaboradores anteriormente afetos ao serviço de rega manual dos espaços para outros serviços.

GC do Mun VRSARegaUrbanaVRSA1RegaUrbanaVRSA2