DGRM | Concurso de 4,9 milhões para Dragagens – Portos do Centro de Portugal

0
146
DragagensDGRM

DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que foi hoje publicado em Diário da República o concurso público para contratação plurianual de dragagens nos Portos do Centro de Portugal, no valor de 4,9 milhões de euros (IVA incluído) e execução no triénio 2022-2024.

De acordo com José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM «o presente concurso permitirá cumprir o Plano Plurianual de Dragagens, elaborado por esta Direção-geral e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, através da contratação plurianual de dragagens de manutenção nestes portos».

O mesmo dirigente acrescenta que este plano «permitirá uma gestão mais eficiente das operações de dragagem nos canais de acesso e no interior das infraestruturas portuárias, de forma a assegurar a navegabilidade e as manobras marítimas nos portos em causa, sempre com as melhores condições de segurança para as embarcações e respetivas tripulações, através da manutenção das adequadas cotas de serviço nos diferentes portos».

Os sedimentos dragados serão sempre movimentados em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, de forma a alimentar as praias adjacentes e a combater a erosão costeira.

Este concurso foi lançado com base na Resolução de Conselho de Ministros n.º 15/2022, de 27 de janeiro, que autorizou DGRM a contratualizar trabalhos de manutenção plurianuais nos Portos do Centro, contemplando os portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira.

Com a publicação do anúncio, as candidaturas deverão ser apresentadas pelos concorrentes nos próximos 30 dias.

Mais informações em: www.dgrm.mm.gov.pt

UnimagemDragagensDGRM