Tempo de Crónicas | Pela Juventude e não Só…

0
2017
CronicaFotografia

Olá Primavera, pode bem ser uma saudação em consciência pelo prazer de olhar a natureza logo pela manhã. Considero-me dessas pessoas, e com o astro que nos dá a luz do dia cada vez mais à vertical com tardes a prolongarem-se nesta Primavera, que ainda nesta altura por cá tem muito de inverno à mistura.

Não são as alterações climáticas mais uma vez que ditam de outra forma. As alterações climáticas com mais uma ajuda, as labaredas e fumaças da guerra Rússia – Ucrânia, muito por culpa do maníaco Putin, que não vê que evoluir, mudança, o andar para a frente é inevitável. Sonhos imperiais nunca se eternizaram. O povo russo não merece isto. Tem de ter nova vida. Viveu os Czares, de seguida, apreguações da igualdade, degeneraram em ditaduras e tragédia. A condição humana tão diversa, a maioria não alinha nessas coisas, só à força. Quem sabe se a desmotivação de muitos soldados russos nesta brutal invasão advém daí, por causas geracionais.

Culpar a América, a NATO, ou a União Europeia, não adianta. Têm sido e continuarão a ser garantes da democracia – dos estados sociais, mas como nada é perfeito neste mundo aí dentro cada um cada uma em alerta pelos seus direitos, e mais igualdade. Sentimentalismos coletivistas, parece-me que pouco acertaram na humanidade, têm servido para endeusar indivíduos, que ao fim e ao cabo tornaram-se os demónios do seu próprio povo e não só.

Como prefiro não fazer propaganda política ou de ideologias, isto só foi uma pequena amostra de realidades, que sempre deram para palavreado e comentários dos especialistas nessas matérias.

O tempo de Crónicas, envereda então para o que bastante vai na minha mente. As estações do ano e desta vez calha pela Primavera, pelas auras da sua juventude, que nestes dias nas notícias têm mostrado infínidade de árvores carregadas de flores na capital norte-americana. Ao que parece as condições meteorológicas têm sido favoráveis. Por aqui para esta segunda-feira preveem chegar no máximo 35 graus fahrenheit, 2 celsius de temperatura.

A finalizar este escrever sugiro-vos duas musicas de acordeão, Perles de cristal, pela Yvette Horner, e Le retour des hirondelles, tocado por André Verchuren, e mais, vamos procurando rimar por lados que nos pareçam mais positivos da vida.

Ireneu Vidal da Fonseca, Massachusetts EUACronicaFotografia