Porto de Sines | Sines e Huelva estreitam Relações

0
51
PortoSinesHuelva

O Porto de Sines recebeu uma delegação do Porto de Huelva, liderada pela sua Presidente, Pilar Miranda, acompanhada por técnicos e representantes de diferentes empresas da comunidade portuária, da Associação para a Promoção Comercial do Porto de Huelva (HuelvaPort), da Câmara de Comércio de Huelva, da Associação das Indústrias Químicas, Básicas e Energéticas (AIQI) e das Indústrias de Base e Energia (AIQBE).

A comitiva foi recebida pelo Presidente da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), José Luís Cacho, e pelo CEO da AICEP Global Parques, Filipe Costa, que apresentaram os principais projetos em desenvolvimento no porto e na ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines). A Presidente do Porto de Huelva declarou que esta visita teve como principal objetivo o esclarecimento “sobre os projetos que estão a ser realizados por este importante porto”, bem como “para devolver a visita” institucional realizada pelo Presidente do Porto de Sines ao Porto de Huelva em junho de 2021.

Ao longo da reunião, a comitiva espanhola teve oportunidade de realçar a importância da criação de sinergias entre Sines e Huelva, “uma vez que o futuro do transporte intermodal e da logística internacional requer canais de trabalho conjuntos que o favoreçam”, afirmação de Daniel Toscano, Presidente da Câmara de Comércio de Huelva. Também o Presidente da HuelvaPort, Antonio Ponce, realçou a importância de ações conjuntas entre Portos e empresas da comunidade portuária, que terão impacto na criação de novos projetos em benefício de toda a comunidade portuária.

No âmbito de anteriores parcerias, de destacar o programa Focomar, iniciativa financiada pelos fundos comunitários INTERREG V-A Espanha-Portugal, que tem sido essencial para promover o Porto de Sines como porta de entrada e saída de mercadorias por mar, bem como o potenciar da competitividade do tecido empresarial transfronteiriço.

Esta visita deve ser entendida como reforço da cooperação entre a Andaluzia, Extremadura, Alentejo e Algarve, tendo em vista o desenvolvimento de projetos comuns que potenciem a economia destas regiões.

UnimagemPortoSinesHuelva