Silves | Município aposta na Prevenção e Combate à Vespa Velutina (Asiática)

0
280
VespaAsiatica1

O Município de Silves, em coordenação com a AMAL, tem em fase de implementação um projeto de intervenção na monitorização e combate da vespa velutina (vulgo vespa asiática).

Esta estratégia integra uma candidatura, aprovada no âmbito do POSEUR, para deteção e combate à vespa velutina e contempla, entre outras vertentes, o apetrechamento e a formação de elementos por forma a capacitar os mesmos em operações de vigilância, deteção e eliminação de ninhos. De referir que, neste âmbito, em período pré pandemia, foi, inclusivamente, realizada uma visita técnica conjunta dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Silves e de Loulé, ao concelho de Montemor-o-Velho (distrito de Coimbra), local onde a presença da vespa velutina é considerável, existindo, por esse motivo uma larga experiencia no seu combate.

Recordamos que apesar de, neste momento, ainda não existir registo de avistamentos da espécie na região do Algarve, esta estratégia reveste-se de especial importância, atendendo à expressão que a produção de mel tem no concelho de Silves e ao impacto negativo que a chegada da vespa velutina pode trazer para os sistemas ecológicos, nomeadamente na polinização de culturas arvenses pelo que; neste contexto, o município dispõe, atualmente, de quatro fatos completos (dois adquiridos pela autarquia e dois cedidos pela AMAL). Adicionalmente, e numa perspetiva de proteção de pessoas, o serviço criado terá um papel importante na destruição de ninhos de vespas europeias, sempre que se verifique um risco comprovado e iminente para pessoas e animais em espaço público, em especial em parques infantis e jardins.

Por outro lado, o Município de Silves alerta e sensibiliza para o facto da eliminação da vespa crabro (muito semelhante à vespa asiática) ser completamente desaconselhada, não só por ser uma espécie autóctone e não representar uma ameaça aos ecossistemas, mas, também, por ser considerada um predador natural da vespa asiática.

Por forma a poderem ser desencadeadas as medidas necessárias ao combate eficaz à vespa velutina, a Câmara Municipal de Silves agradece a colaboração dos munícipes neste projeto e solicita que os possíveis avistamentos desta espécie possam ser registados através da plataforma STOPvespa em:

https://survey123.arcgis.com/share/ce3a8119dfee47448f137fbe22387254

GRP do Mun SilvesVespaAsiatica1VespaAsiatica2