APAV | Estatísticas ‘Relatório Anual 2021’

0
706
EstatisticasAPAV

A APAV divulga hoje as Estatísticas APAV | Relatório Anual 2021. Os dados estatísticos disponibilizados reportam-se aos processos de apoio desenvolvidos presencialmente, por telefone e online, no ano transato, pelos 75 serviços de proximidade da APAV.

Face ao trabalho desenvolvido em conjunto com autoridades e entidades nacionais e internacionais, a APAV apoiou diretamente 15.617 pessoas, de um total de 75.445 atendimentos nos vários serviços de proximidade (Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sub-Redes Especializadas e Casas de Abrigo, Sistema Integrado de Apoio à Distância e Linha Internet Segura).

Durante este ano a APAV atendeu, por semana, uma média de 175 mulheres, 38 crianças, 35 homens e 31 pessoas idosas. Entre todos os crimes e outras situações de violência registadas pelos vários Serviços de Proximidade da APAV, os crimes contra as pessoas representam mais de 90% do total.

Destacamos que a APAV:
• Apoiou vítimas de 286 municípios dos 308 existentes (93% do território nacional);
• Atendeu uma média de 37 vítimas por dia;
• Registou 25.838 crimes e outras formas de violência;
• Promoveu 1.018 ações de formação e sensibilização (47% destinadas a crianças e jovens).

Estes números refletem a abrangente presença da APAV no território nacional assim como a diversidade nos diferentes tipos de crime cujas vítimas a APAV apoia — em 2021 são mais de 60 os crimes e outras situações identificadas pelos vários Serviços de Proximidade.

O trabalho estatístico é de extrema importância quando se pretende construir uma visão abrangente sobre as vítimas de crime em Portugal, pelo que a APAV continua empenhada nesta análise, sempre com o intuito de melhoria contínua para implementação de boas práticas na sua ação.

A APAV presta apoio gratuito, confidencial e especializado a vítimas de todos os crimes. Está disponível através de uma rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima, presente em muitas das principais cidades do país. A Linha de Apoio à Vítima, 116 006, está disponível de segunda a sexta, entre as 8h e as 22h. A Linha Internet Segura está disponível através do 800 21 90 90, de segunda a sexta, entre as 8h e as 22h, e do e-mail [email protected]. A APAV está também presente nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Estatísticas APAV | Relatório Anual 2021 (PDF)

APAVEstatisticasAPAV