Fim de semana de Concertos na República 14, com o Kora em destaque

0
2959
ChibangaGroove

Fim de semana na República 14 com o Kora em grande destaque, com concertos de Sirifo Kouyate e Chibanga Groove, onde se pode apreciar o mesmo instrumento em dois contextos musicais totalmente distintos.

Para quem não conhece, o Kora (lê-se corá) é um instrumento amplamente utilizado por povos da África ocidental, uma espécie de Harpa/alaúde de 21 cordas feito a partir de uma cabaça e da pele de um animal. A tradição musical deste instrumento, como de resto dessa zona de África, é oral e passa entre famílias ao longo de gerações.

SIRIFO KOUYATE é um músico oriundo dessa tradição, virtuoso, membro de uma família de mestres tocadores de Kora e descendente de uma das grandes dinastias Griot da África Ocidental. É conhecido pelo seu talento como instrumentista, pelas suas melodias contagiantes e pelo sua capacidade única de emocionar públicos e de promover a convivência entre diferentes culturas. O repertório do concerto é baseado em temas tradicionais daquela zona de África e alguns temas originais.
Este concerto único realiza-se no sábado dia 9 de abril, em duas sessões, às 19h00 e às 21h30.

No domingo o concerto é com o grupo CHIBANGA GROOVE e realiza-se às 18h00 em sessão única.
Este grupo é composto por Johannes Krieger no trompete, Nuno Tavares no piano, Ebrima Mbye no kora, Francesco Valente no contrabaixo e João Rijo na bateria, e pratica uma música de mestiçagem entre a influência africana e europeia, com composições originais dos seus membros. O resultado é um  “jazz multicultural” em que o Kora, tocado por Ebrima Mbye, músico originário da Gâmbia e também ele descendente de uma linhagem de tocadores de Kora
, é um elemento de grande destaque na sonoridade do grupo.

Um fim de semana em que o mesmo instrumento pode ser apreciado em dois contextos musicais totalmente distintos. A marcação de ingressos pode ser feita para o email: [email protected]

República 14ChibangaGroove