São Brás de Alportel | Município promove Sessões abertas à Comunidade sobre Revisão do PDM

0
2840
RevisaoPDMSBA1

Na senda das práticas de gestão participada do Município de São Brás de Alportel, a Câmara Municipal pretende que o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) também seja partilhado pela comunidade, constituindo o mais importante e exigente exercício de planeamento e gestão do território.

Com este objetivo, e após um longo percurso técnico de diagnóstico da realidade e das necessidades do concelho, a Câmara Municipal convida a comunidade a partilhar a suas  propostas, ideias e sugestões, as suas visões de futuro, num exercício de planeamento que se pretende participado.

Durante o mês de abril, em tardes de quarta-feira, pelas 18h30, decorre um ciclo de sessões abertas à comunidade, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Quatro grandes áreas temáticas dão tema a este primeiro ciclo de Visões de Futuro. 

O ciclo começa já esta quarta-feira, dia 6 e tem por tema “As pessoas > o desafio dos equipamentos”. Educação, solidariedade, proteção civil, cultura e desporto vão estar em foco neste encontro.

“O meio ambiente > o desafio da sustentabilidade e da mobilidade” é o tema em reflexão no dia 13 e vai debruçar-se sobre o ambiente, as florestas e o ordenamento do território.

No dia 20, a comunidade são-brasense é convidada a refletir sobre o tema: “A economia > o desafio do emprego e da atratividade do investimento”.

O ciclo termina a 27 de abril com o tema “A habitação > o desafio do urbanismo e do ordenamento do território”.

O PDM é o mais abrangente e importante instrumento de planeamento e gestão territorial. A sua revisão é um exercício desafiante e exigente, na procura do equilíbrio entre a ambição do município em prol do crescimento da economia local, do desenvolvimento do território e da qualidade de vida das populações, e a necessidade de dar resposta aos imperativos legais e aos condicionamentos dos planos de ordenamento regionais e nacionais. Um exercício partilhado por um largo conjunto de entidades.

Uma iniciativa promovida pelo Município de São Brás de Alportel com o apoio da empresa Lugar do Plano.

GI da CM SBARevisaoPDMSBA1SaoBrasAlportel