‘Turismo ao Ar Livre’ uma Tendência para 2022

0
37
Autocaravanismo
  • Espera-se mais viagens no interior do país, praias fluviais e retorno à normalidade.
  • Economia de partilha adquire maior relevância.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal, a venda de autocaravanas registou um crescimento de quase 25% em 2021. Estes dados extremamente positivos revelam que o autocaravanismo tem, em Portugal, um enorme potencial no setor do turismo ao ar livre. Se por um lado a pandemia despertou o interesse por esta forma de viajar, por outro, com a diminuição das restrições face à Covid-19, os viajantes usufruem de uma flexibilidade a 100% no seu plano, além da privacidade e segurança que a atividade acarreta.

“Para este ano, espera-se mais viagens no interior do país, dinamizando a economia local, a praias fluviais e o retorno à normalidade. Viajar de autocaravana permite definir o itinerário enquanto se viaja, pelo que sem as restrições pandémicas, os viajantes poderão adaptar o seu roteiro à medida que vão viajando, permitindo uma enorme flexibilidade no seu plano.”, destaca Maria Liquito, Country Manager da Yescapa Portugal.

De acordo com a plataforma intermediária de referência no aluguer de autocaravanas e campervans na Europa, a economia de partilha estará no topo das tendências de 2022 para este setor. Segundo estudos, um proprietário de uma autocaravana utiliza a mesma, em média, apenas 70 dias por ano, ficando parada o resto do tempo. Ao alugar a autocaravana entre particulares poderá rentabilizar o investimento e o custo da manutenção, permitindo que mais pessoas experimentem e descubram o autocaravanismo, alugando um veículo perto de casa ou do destino de férias.  Em cada reserva efetuada através da Yescapa, o viajante tem acesso a um contrato e seguro de aluguer, com assistência em viagem 24h/7. Ao optar por um veículo de terceiros, o viajante pode usufruir ainda de conselhos dos proprietários para um melhor itinerário.

Além da adesão dos portugueses ao autocaravanismo, também o público estrangeiro – alemães, franceses e espanhóis – procura os veículos da empresa, representando estes 50% das reservas feitas em 2021. 15% dos alugueres são com a intenção de viagem teste antes de adquirirem o próprio veículo. Quanto ao tipo de público, sejam portugueses ou estrangeiros, a maioria é composta por famílias, nomeadamente casais com um ou dois filhos, ainda que esteja a crescer o número de jovens casais que procuram este tipo de viagem.  A maior parte nunca viajou de autocaravana e procura flexibilidade e estar em contacto com a natureza.

AtreviaAutocaravanismo