Ordem dos Nutricionistas | SNS não tem Nutricionistas Suficientes para responder às Necessidades da População

0
66
OrdemNutricionistas

Falta de nutricionistas nos hospitais e centros de saúde é “gritante”.

No Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, a Ordem dos Nutricionistas apresentou o estudo “Integração de Nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde” que conclui que a falta destes profissionais é “gritante”. Nos cuidados de saúde hospitalares, são necessários pelo menos duas vezes mais nutricionistas e, nos cuidados de saúde primários, são necessários pelo menos sete vezes mais nutricionistas, face aos existentes.

O estudo da autoria do Observatório da Profissão da Ordem dos Nutricionistas, realizado entre 1 de agosto e 25 de março, auferiu que, nos cuidados de saúde hospitalares, em Portugal, há um nutricionista por 89 camas, ao passo que o rácio proposto é de 50 camas para cada nutricionista. 

Já nos cuidados de saúde primários, há um nutricionista para cerca de 100 mil utentes, sendo o rácio defendido pela Ordem dos Nutricionistas de 12 mil utentes por cada profissional. Alexandra Bento, bastonária, salienta que “mesmo com a inclusão de mais profissionais no âmbito do concurso iniciado em 2018, estima-se um rácio de cerca de 90 mil utentes por nutricionista, o que é claramente desajustado, não garantindo o acesso dos portugueses aos cuidados de nutrição”. 

A bastonária recorda que a OMS estima que mais de 13 milhões de mortes em todo o mundo, a cada ano, se devem a causas evitáveis, como é o caso dos maus hábitos alimentares, pelo que a Ordem dos Nutricionistas reforça que é urgente olhar para a nutrição como uma garantia de prevenção de doença e promoção de saúde. 

“Hoje, mais do que nunca, a Ordem dos Nutricionistas relembra que urge olhar para a nutrição como uma garantia de uma população portuguesa mais saudável, consequência de uma estratégia focada na prevenção e no tratamento da doença, ao reforçar a presença de nutricionistas no SNS”, concluiu Alexandra Bento. 

O estudo foi apresentado no evento “Our Planet, Our Health”, iniciativa promovida pela Ordem dos Nutricionistas, que foi integrada no tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde de 2022, contando com a preleção da Deputada ao Parlamento Europeu, Sara Cerdas, onde foi enfatizado que são necessárias ações urgentes para manter os seres humanos e o planeta saudáveis, promovendo a criação de sociedades focadas no bem-estar. 

MTOrdemNutricionistas