CREPC Algarve | Ponto da Situação Semanal no Algarve – 08 de abril de 2022

0
880
Situacao8Abril4b

1. DECLARAÇÕES E PLANOS

Declaração de Situação de Alerta, em todo o território nacional continental, em vigor desde as 00:00 horas do dia 19 de fevereiro de 2022, até às 23:59 horas do dia 22 de março de 2022.

PEPC Algarve ativado desde 01 de dezembro de 2021 – PNEPC ativado desde 24 de março de 2020

Mantêm-se ativos todos os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) do Algarve – Situação Epidemiológica COVID-19, desde 01 dezembro de 2021.

Mantêm-se ativos o PONCoV e o PORCoV da ANEPC

PNEPC – Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil // PEPC – Plano de Emergência de Proteção Civil do Algarve // PMEPC – Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil // PONCoV – Plano de Operações Nacional para o Coronavírus (COVID – 19) // PORCoV – Plano de Operações Regional para o Coronavírus (COVID – 19).

2. APOIO AOS AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL

a) BASES DE APOIO LOGÍSTICO – MEIOS DE REFORÇO

Estão preparadas na Região do Algarve 16 (dezasseis) Bases para receber meios de reforço externo.

3. APOIO À POPULAÇÃO

a) ZONAS DE APOIO À POPULAÇÃO (ZAP)

Estão preparados na Região do Algarve 21 (vinte e um) locais para instalar ZAP para alojamento de emergência de pessoas em isolamento obrigatório ou profilático, com uma capacidade total para albergar 747 pessoas.

4. APOIO ÀS UNIDADES DE SAÚDE PÚBLICA

a) NÚCLEOS DE APOIO ÀS UNIDADES DE SAÚDE PÚBLICA ATIVADOS

De acordo com a nova organização implementada foram operacionalizados, em todos os municípios, um Núcleo de Apoio à Saúde (NAS), com o atual ponto de situação:

  • ACES Sotavento: Alcoutim e Tavira encontram-se a operar. Por decisão da Autoridade de Saúde local, o NAS do PCMun de VRSA foi desativado no dia 18 de fevereiro. Por decisão da Diretora Executiva do ACES, o NAS de Castro Marim foi desativado a 8 de abril.
  • ACES Central: Todos os municípios [Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e S. Brás de Alportel] encontram-se a operar. 
  • ACES Barlavento: Todos os NAS do ACES, que funcionavam com o apoio de recursos humanos das Autarquias, encontram-se desativados. Contudo, as equipas dos PCMun (SMPC) asseguram esporadicamente as tarefas em momentos de maior pressão e estão preparados caso seja solicitada a reativação dos NAS.

b) ATIVIDADES DE APOIO REALIZADASSituacao8Abril4b

c) DESCONTAMINAÇÃO DE ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Sem atividade a registar na presente semana.

5. APOIO À VACINAÇÃO

a) CENTROS DE VACINAÇÃO (CV) ATIVADOS (PELAS ESTRUTURAS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO CIVIL)

Foram instalados pelas estruturas municipais de proteção civil e são sustentados logisticamente 09 centros de vacinação comunitários com capacidade para inocular 4.280 utentes/dia, externos às unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a pedido da ARS do Algarve, com o apoio dos Agentes de Proteção Civil, em especial dos Corpos de Bombeiros da região.

Nos restantes municípios, nomeadamente: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique, São Brás de Alportel, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, em que a vacinação ocorre nos respetivos Centros de Saúde, as autarquias que materializam o patamar municipal da proteção civil estão a apoiar o funcionamento, afetando meios e recursos, de acordo com as necessidades especificas em cada localidade.

b) LOCAIS DE TESTAGEM EXCECIONAIS, INSTALADOS PELAS ESTRUTURAS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO CIVILSituacao8Abril5b6. AÇÕES DESENVOLVIDAS

a) AÇÕES DE FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

Os Serviços Municipais de Proteção Civil, em parceria com a Autoridades de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação.

b) TRANSPORTESSituacao8Abril6bForam realizados através de meios próprios dos Corpos de Bombeiros e SMPC da Região, 19 transportes em apoio ao Serviço Nacional de Saúde.

7. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NA REGIÃO

(dados até às 24:00 horas do dia 07 de abril de 2022)Situacao8Abril7Situacao8Abril8Situacao8Abril910.OUTROS

Todos os pedidos colocados ao sistema de emergência e proteção civil, quer no nível regional, quer no nível municipal, foram satisfeitos em tempo útil.

ANEPCProtecaoCivil