Odiana | Lançamento do Programa de Ginástica para Séniores “Toca a Mexer”

0
1253
TocaMexer

Inicia a 11 de abril o «TOCA A MEXER», o programa de ginástica e relaxamento que quer garantir a manutenção da atividade física, mobilidade e autonomia dos mais idosos. As aulas são semanais, personalizadas e totalmente gratuitas.

A promoção da autonomia e de um envelhecimento ativo e saudável é a principal meta deste importante plano desenvolvido exclusivamente para a população sénior residente no concelho de Castro Marim. O objetivo é aumentar a prática e manutenção da atividade física diária, com dinamização de exercícios que promovam a força músculo-esquelética, mobilidade, coordenação motora, estabilidade e equilíbrio corporal.

Não é uma simples aula de ginástica, mas sim um conjunto de aulas personalizadas e adaptadas aos constrangimentos físicos individuais e do grupo, mediante uma avaliação funcional realizada. As aulas, com periocidade semanal, vão funcionar com grupos reduzidos e com dinamização de uma monitora especializada. O grande objetivo é que os exercícios possam ser replicados de forma autónoma no domicílio, de modo a potenciar os resultados.

Existe ainda a possibilidade de sessões individualizadas e ao domicílio, para os residentes mais isolados e com dificuldades ao nível de autonomia, mediante sinalização dos parceiros sociais e numa ação de colaboração direta com o Município de Castro Marim. O calendário é faseado, sendo que o início das aulas de grupo é já no dia 11 de abril na localidade de Monte Francisco.

Trata-se de mais uma iniciativa do projeto Castro Marim (COM) Vida, em conjunto com o Município de Castro Marim, que pretende promover a saúde, o envelhecimento ativo e a crescente autonomia e mobilidade dos seniores.

Esta ação enquadra-se na atividade 6 «Sénior Ativo», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Conheça o calendário e programa em www.odiana.pt e inscreva-se em: https://forms.gle/4J9E6btihk9unLrY6

Mais informações através do telefone +351 281 531 171 e/ou do correio eletrónico: [email protected] 

CALENDÁRIO: 

  • MONTE FRANCISCO – abril a julho 2022
  • FURNAZINHAS – setembro a novembro 2022
  • ALTA MORA – janeiro a março 2023
  • AZINHAL – abril a junho 2023

Associação OdianaTocaMexer