JAT | Teatro Comunitário encheu Largo do Carmo em Faro

0
99
TeatroVizinhes1

Os grupos de teatro comunitário Teatro de Vizinhes de Faro e Matemurga de Buenos Aires, Argentina, partilharam, no passado sábado, o palco do Largo do Carmo numa noite repleta de emoções.

O belíssimo espaço da Baixa de Faro encheu-se de público e mais de duas centenas de pessoas assistiram e aplaudiram de pé os espectáculos ‘Herido Barrio’ de Matemurga e ‘Sai da Frente’ do grupo Teatro de Vizinhes.

Este feliz encontro cultural é o culminar de um projecto de teatro comunitário, iniciado antes da pandemia, que surgiu de um convite do Teatro das Figuras e do Município de Faro à Edith Scher, uma das referências mundiais do Teatro Comunitário e directora de Matemurga, e ao JAT – Janela Aberta Teatro.

Edith Scher e mais de 30 vizinhes argentinos dos ‘Matemurga’ finalmente visitaram Faro e partilharam com os vizinhes farenses a sua experiência de mais de 20 anos de teatro comunitário. Foi visível a emoção depois de uma longa e suada jornada, ou ‘epopeia’ nas palavras de Edith Scher, para concretizar este encontro transatlântico.

A noite de 9 de Abril fica marcada pela celebração da comunidade e da partilha. Comunidade que não se esgotou apenas nos grupos de teatro presentes mas se expandiu pelo público presente e por todas as instituições e particulares que permitiram esta realização, aos quais o JAT – Janela Aberta Teatro está profundamente agradecido.

O espectáculo ‘Herido Barrio’ (Vizinhança Ferida), um espetáculo de teatro popular, com encenação de Edith Scher, que parte das histórias dos moradores de Villa Crespo (Buenos Aires, Argentina). Interpretado por mais de 30 vizinhos, o espetáculo reflete sobre as mudanças ocorridas no bairro ao longo do tempo.

O espectáculo ‘Sai da Frente’, com encenação de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, coordenação musical de Ilda Nogueira, conta, através de uma visão crítica e poética, o dia a dia de uma comunidade Algarvia que se vê impedida de chegar à praia de Faro, num qualquer dia de verão. Conflitos sociais e humanos, numa comédia interpretada por vizinhes e para vizinhes.

Sobre o grupo Teatro de Vizinhes

Este Grupo é um espaço de encontro, de jogo através do teatro, de partilha de experiências e saberes, e tem como finalidade a criação de peças de teatro, originais, de carácter amador, de crítica social, com temáticas e ideias vindas do próprio grupo. Um projecto inclusivo e abrangente, que procura um sentimento de pertença e de identidade territorial.

O projecto está aberto a todes aqueles que queiram participar, desenvolver-se artisticamente e como comunidade. https://www.colectivojat.com/

JATTeatroVizinhes1TeatroVizinhes3TeatroVizinhes4TeatroVizinhes2