Estatísticas APAV | Rede CARE 2016-2021

0
328
EstatisticasAPAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV | Rede CARE 2016-2021, um relatório onde podem ser consultados os dados relativos ao trabalho da APAV no apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual.

A Rede CARE nasce do Projeto CARE – rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual, que arrancou em 2016 e conta com o apoio e investimento da Fundação Calouste Gulbenkian desde o seu início, contando também com o financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social nas regiões do Norte, Centro, Lisboa e Alentejo.

Destaca-se que, desde 2016, o apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual pela APAV tem registado um crescimento contínuo em número; todos os anos são registadas mais novas situações de apoio do que no ano anterior.

Entre 2016 e 2021 foram apoiadas 2.107 crianças e jovens e 206 familiares e amigos/as e, para o efeito, realizaram-se 28.247 atendimentos e diligências – tal remete-nos para uma média de 29 novas situações e 392 atendimentos por mês.

Além disso, há a salientar que o apoio prestado chegou a pessoas residentes em todos os Distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, e, dentro destes, a praticamente 68% dos concelhos, o que torna claro a transversalidade do fenómeno e a importância do apoio estruturado, especializado e descentralizado praticado por esta Rede.

Regista-se ainda que a maior parte das situações continua a ser perpetrada por pessoas da família da vítima (51%); quando tal não sucede, é praticada, sobretudo, por pessoas conhecidas da vítima ou que com ela convivem no seu quotidiano.

Além do apoio importa capacitar as pessoas que intervêm com crianças e jovens; assim, o Projeto CARE tem também promovido formações de curta e longa duração para profissionais que, em diferentes áreas, contactam regularmente com crianças e jovens.

No sentido de complementar e densificar o seu trabalho, o Projeto CARE apostou no desenvolvimento de um Manual de Prevenção Universal – o Programa CARE. Com efeito, a prevenção alia-se à intervenção, pela promoção do treino e aquisição de competências junto de outras crianças e jovens, com vista a diminuir a sua vulnerabilidade à violência sexual e à identificação situações de risco e ação no caso de estas terem lugar.

Este Manual de Prevenção será apresentado no dia de hoje, 20 de abril de 2022, a partir das 14h30, na Sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, numa iniciativa conjunta desta Fundação e da APAV.

APAVEstatisticasAPAV