São Brás de Alportel | Celebração do 48.º aniversário da Revolução dos Cravos

0
133
RevolucaoCravos2

Memória, cinema, poesia, música, exposições e momentos solenes marcam o programa de comemorações do 48.º aniversário do 25 de abril de 1974 em São Brás de Alportel.

São Brás de Alportel celebra esta segunda-feira o 48.º aniversário da Revolução de 25 de abril de 1974 com uma sessão comemorativa que volta a acontecer nos espaços exteriores do edifício sede da Junta de Freguesia, símbolo da conquista do poder local e da proximidade e participação dos cidadãos. 

A sessão iniciará com a cerimónia protocolar de hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e com a colaboração dos Bombeiros Voluntários, pelas 10h00. Momento a que se segue uma homenagem aos trabalhadores da junta de freguesia, obreiros da democracia, e uma viagem pelos tempos de ditadura até à democracia através de um momento musical e de poesia intitulado: “Pela Santa Liberdade”, apresentado por Afonso Dias.

Ao final da tarde, pelas 19h15, as atenções viram-se para o Cineteatro São Brás onde será exibido o filme: “Operação Outono”, um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE, em fevereiro de 1965, na herdade de Los Almerines em Villanueva del Fresno, próximo de Olivença, no limite jurídico entre Portugal e Espanha.

O programa comemorativo integra também a exposição “25 de abril – Memórias Poéticas” patente na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro que esta patente até 30 de abril. 

Este sábado, 23 de abril, a partir das 15h30, a Biblioteca Municipal os 19 anos do Clube de Leitura com um espetáculo musical alusivo ao 25 de abril pelo Grupo Musical “Cante Andarilho”.

No dia 27, o Grupo Amigos do Museu promove a palestra sobre o período difícil pós 1974. O encontro, que decorrerá em língua alemã e terá  lugar no Museu do Traje, com a participação de George Cabral. Um exemplo da interculturalidade da comunidade.

No dia 28, o Prof. Doutor Rui do Estanco Lopes, oficial da Marinha de Guerra à época, vai contar as suas memórias e experiências vividas no período pré e pós 25 de abril de 1974 aos jovens de todas as idades.

A primeira sessão decorre no período da manhã, dirigida aos alunos do 12.º ano da Escola Secundária José Belchior Viegas. E depois, Pelas 14h30, terá início um encontro com os alunos da Universidade Sénior, aberto à comunidade em geral, na Biblioteca Municipal. Este encontro marca o encerramento do programa comemorativo da Revolução dos Cravos em São Brás de Alportel em 2022.

GI da CM SBARevolucaoCravos2RevolucaoCravos1