Conversas com Barriguinhas | Vai Nascer! Especialistas respondem às Perguntas

0
411
ConversaBarriguinhas

No dia em que o bebé nasce, as dúvidas multiplicam-se. Foram nove meses de preparação para esta viagem, que é a maternidade, e, afinal, com a descoberta, dia após dia, deste mundo novo, feito de instintos e experiências constantes, há ainda questões por esclarecer. Tantas vezes é esta a sensação, quando se é pai ou mãe pela primeira vez, que as Conversas com Barriguinhas dedicam as próximas sessões, dos dias 26 e 28 de abril, às 17h00, às dúvidas que podem surgir nos primeiros dias pós-parto.

Também os bebés se têm de ajustar a toda uma nova realidade, que é a vida fora do conforto da barriga da mãe. A pensar nisso, no dia 26 de abril, a enfermeira Conceição Santa-Martha aborda as mudanças que ocorrem a nível cardiovascular, respiratório e térmico durante a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina. A especialista em Saúde Materna e Obstetrícia vai ainda desenvolver o tópico da clampagem tardia do cordão umbilical, das vantagens deste procedimento defendido pela Organização Mundial da Saúde, e da sua compatibilidade com a colheita de sangue do cordão umbilical do bebé.

Este evento conta também com a presença da osteopata especialista em Pediatria, Sofia Soares, da Fisiokids, que explicará as mais-valias da osteopatia nos primeiros tempos de vida. Em qualquer tipo de parto, o bebé está sempre sujeito a diversas pressões, quer externas quer internas, que podem afetá-lo. Consultar um osteopata para uma avaliação física pode ser útil para a saúde do recém-nascido e evitar dificuldades futuras.

Já na sessão do dia 28 de abril, a amamentação é tema de conversa com a enfermeira Gisélia Machado, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, que vai dar a conhecer soluções para os pequenos problemas que podem surgir ao amamentar, desde lesões nos mamilos à produção insuficiente de leite.

E para esclarecer os pais e afastar quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o regime de proteção da parentalidade, a advogada Carla Figueiredo também vai participar na sessão do dia 28 de abril. A jurista vai explicar os direitos dos pais e partilhar conselhos úteis, quer seja sobre o subsídio parental inicial exclusivo do pai ou da mãe, a duração, os prazos, ou os formulários e documentos necessários.

Ambas as sessões vão contar com a intervenção de um especialista da Crioestaminal, o único laboratório de Células Estaminais com acreditação internacional pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB), que vai responder a todas as dúvidas sobre a utilização das Células Estaminais do Cordão Umbilical como opção terapêutica no tratamento de inúmeras doenças em Portugal. Os futuros pais vão ficar a conhecer a importância de guardar ou doar as Células Estaminais do Cordão Umbilical para a saúde futuro do bebé e da família.

As sessões online das Conversas Com Barriguinhas realizam-se todas as semanas e têm como objetivo ajudar as grávidas e os casais portugueses a preparar a chegada do seu bebé, a partir do conforto da sua casa.

Pode consultar as datas das próximas Conversas com Barriguinhas aqui. 

PROGRAMA DAS SESSÕES ONLINE CONVERSAS COM BARRIGUINHAS

26 de abril | 17h00

  • A utilização das Células Estaminais em Portugal | Crioestaminal;
  • Adaptação do recém-nascido à vida extrauterina e a clampagem tardia do cordão umbilical | Conceição Santa-Martha, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia;
  • A importância da avaliação osteopática nos bebés após diferentes tipos de parto | Sofia Soares, osteopata especialista em Pediatria, Fisiokids.

28 de abril | 17h00

  • A importância de guardar as Células Estaminais do cordão umbilical do bebé | Crioestaminal;
  • Como resolver pequenos problemas com a amamentação | Gisélia Machado, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia;
  • Proteção na Parentalidade | Carla Figueiredo, advogada.

BCWConversaBarriguinhas