Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda (LMA)

0
426
Hematologia

“Cada dia é uma nova oportunidade para que as pessoas com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) vivam momentos que valem toda uma vida. “Cada minuto conta” é este o mote da campanha “Momentos com aLMA”, lançada esta quinta-feira, dia em que se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda (LMA). A campanha é promovida pela Sociedade Portuguesa de Hematologia, a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

“Momentos com aLMA” é uma campanha digital que contempla a divulgação de um vídeo com forte impacto emocional de forma a aumentar a consciencialização para a doença.  O vídeo da iniciativa estará disponível nos canais digitais dos parceiros. Em paralelo, pretende-se convidar os portugueses a tornar esta efeméride mais especial, ao partilhar momentos especiais nas redes sociais com a hashtag #momentoscomaLMA.

“A LMA é a mais comum das leucemias agudas, sendo responsável por cerca de 25% dos casos. Atualmente o número de pessoas que vivem com LMA é cada vez maior e a esperança média de vida destas pessoas tem também vindo a crescer. Um diagnóstico e tratamento precoce podem aumentar a probabilidade de sobrevivência destes doentes. Por isso, é tão importante um diagnóstico e tratamento precoce de forma a reduzir o impacto da doença na qualidade de vida dos doentes”.

“Estamos empenhados em apostar na inovação e investigação de novas terapêuticas para que possamos ajudar os doentes com LMA a prolongar e melhorar a sua qualidade de vida, refere Diogo Bento, Diretor médico da AbbVie Portugal.

Estima-se que em Portugal todos os anos sejam diagnosticados 190 novos casos de LMA1. É um cancro raro e agressivo do sangue e da medula óssea que interfere no desenvolvimento de células sanguíneas saudáveis. Apenas dois em cada 10 doentes com LMA com mais de 70 anos alcançam os 2 anos de sobrevivência2. Um diagnóstico de LMA afeta significativamente todos os aspetos da vida de um doente, cuidador e família, durante o diagnóstico, tratamento e recuperação.

Esta iniciativa é realizada pela AbbVie Portugal em parceria com as entidades referidas: Sociedade Portuguesa de Hematologia, a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

Sobre a AbbVie

A missão da AbbVie é descobrir e disponibilizar medicamentos inovadores que solucionem problemas graves de saúde do presente e que respondam aos desafios médicos do futuro. Trabalhamos para ter um impacto significativo na vida das pessoas em diversas áreas terapêuticas fundamentais: imunologia, oncologia, neurociências, doenças oftalmológicas, virologia, saúde da mulher e gastroenterologia, além dos produtos e serviços disponíveis no portefólio da Allergan Aesthetics. Para mais informações acerca da AbbVie, visite-nos em www.abbvie.pt. Siga @abbvie no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Referências bibliográficas:

  1. https://ron.min-saude.pt/media/1606/ron-2010.pdf
  2. Informação de Incidência e Sobrevivência de neoplasias hematológicas. Ano 2014-2018. https://comunidad.madrid/publicacion/1354872028282, 21,2%

LPMHematologia