Lagos | Da Biblioteca Dr Júlio Dantas para a Comunidade

0
262
GrupoAmigoLagos

Iniciado em Novembro, com uma apresentação por Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, o novo ciclo de Encontros de 5ª Feira tem convidado os responsáveis locais de estruturas criadas ou reestruturadas para dar à cidade e ao município cada vez maior visibilidade histórica, turística e paisagística e para proporcionar a residentes e a visitantes uma realidade ainda mais tranquila, criativa, educativa e inclusiva.

Em cada mês, pelas 17 horas da primeira quinta-feira, estão a ser divulgados, no auditório da Biblioteca Dr. Júlio Dantas, os primeiros passos dados por cada uma dessas estruturas locais e a programação para melhor servirem os utentes, as famílias e a comunidade.

Nestes primeiros meses de 2022, começámos com a presença de Luís de Azevedo Rodrigues e do Centro de Ciência Viva de Lagos, de que é director executivo e responsável científico e pedagógico, com relatos das muitas as iniciativas que fazem deste pólo cultural um espaço de referência. Seguiu-se Elena Morán, directora do Museu de Lagos, fundado em 1932, pelo notário lacobrigense José Formosinho e que, após cuidada remodelação, em que foram seguidas as mais avançadas técnicas de museologia e respeitado todo o seu passado, com um resultado exemplar, voltou a estar aberto a residentes e turistas

Neste mês de Abril, o convidado foi Fernando Ildefonso, autor e coordenador do projecto “Voando nas asas de um bando de poetas”, desenvolvido por uma turma da Escola Secundária Gil Eanes e que, de parceria com o Grupo dos Amigos de Lagos, que editou o livro com todos os trabalhos produzidos, foi vencedor do Prémio Nacional de Literacia – Leya Editora. Acompanhou-o a aluna Mafalda Rodrigo, que está a desenvolver um dos projectos deste ano da “Bolsa de Valores” da aula de Filosofia, com um trabalho sobre o ensino. Na sua exposição, Mafalda salientou a necessidade de “investirmos mais nos professores, na sua capacidade para realizar uma revolução social, porque têm a melhor arma, que somos nós, jovens”.

O próximo Encontro está marcado para o dia 5 de Maio e terá como convidado Sérgio Remudas, comandante da recém-criada Polícia Municipal. A entrada é livre e, com a duração de uma hora, inclui debate, que se espera de intervenções concisas e construtivas.

Grupo Amigos de LagosGrupoAmigoLagos