FIMFA Lx22 | Marionetas invadem Lisboa de 13 de maio a 5 de junho

0
377
FimfaLx

De 13 de maio a 5 de junho, o FIMFA Lx22 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas está de regresso a Lisboa, com mais de 20 espetáculos e atividades de criadores nacionais e internacionais, apresentados a partir do mote “Pensar o Futuro”.

Durante mais de 3 semanas, as marionetas vão invadir 9 espaços da capital: São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, LU.CA – Teatro Luís de Camões, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Centro Cultural da Malaposta e Cinemateca Portuguesa.

A abertura do FIMFA Lx22 decorrerá no São Luiz Teatro Municipal, com Work, um espetáculo do coreógrafo italiano Claudio Stellato, que nos transporta para uma oficina surrealista, onde a bricolage se transforma em arte, com recurso à dança, novo circo, escultura, happening dadaísta e teatro visual.

No São Luiz será ainda possível assistir a mais cinco espetáculos: Le Présent c’est l’Accident!, uma peça musical e visual do encenador francês Jean-Pierre Larroche, que mistura motores mecânicos e eletrónicos com o talento humano; Quelque chose s’attendrit, uma performance de ótica do francês Renaud Herbin, em que uma marioneta de fios se move pelo espaço interestelar; Simple Machines, conferência-espetáculo do belga Ugo Dehaes, criador de robots-bailarinos, que questiona a relação entre o homem e a máquina através do movimento; Earthbound, da italiana Marta Cuscunà, um monólogo para uma atriz e criaturas animatrónicas; e Cardiophone, espetáculo para uma pessoa, onde Moran Duvshani promove o encontro entre a tecnologia médica e a música mecânica, para uma verdadeira viagem ao nosso interior.

No Teatro Nacional D. Maria II, a companhia belga Karyatides apresenta Frankenstein, um espetáculo que conta com dois atores-manipuladores, uma cantora de ópera e um pianista, ajudados em palco por uma multidão de bustos, bonecos e objetos de todos os tipos.

Os Bonecos de Santo Aleixo, laureados com o Prémio Henrique Delgado 2022, também estão de regresso ao FIMFA Lx, com Auto da Criação do Mundo, que será apresentado no Teatro do Bairro. Também neste Teatro, será possível assistir a HEN, o cabaré de uma marioneta queer e punk, criado por Johanny Bert e pelo Théâtre de Romette; Ersatz, do Collectif AÏE AÏE AÏE, um teatro de objetos futurista que cruza a realidade virtual com a manipulação de objetos reais; e Jardineiro Imaginário, o mais recente espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto, com encenação de Isabel Barros.

O Teatro de Ferro leva até ao Centro Cultural da Malaposta o segundo momento do seu ciclo dedicado aos objetos, A revolta dos Objetos – Uma Conferência Animada, enquanto Susana Domingos Gaspar apresenta, no mesmo espaço, As Amigas da Gaspar, espetáculo que junta marionetas, duas bailarinas e uma cantautora. Paulo Duarte, marionetista português radicado em França, regressa ao FIMFA Lx com dois espetáculos: Pour Bien Dormir, que poderá ser visto no Centro Cultural da Malaposta, e NOVO, que será apresentado no Teatro Taborda. Já no Museu Nacional do Teatro e da Dança, a Trupe Fandanga apresenta Qubim, revelando-nos um palco que é uma carrinha cheia de caixas com marionetas.

A pensar nos mais novos, o FIMFA Lx22 apresenta dois espetáculos no LU.CA – Teatro Luís de Camões, que podem ser vistos por toda a família: Karl, da companhia francesa Betty BoiBrut’, que trabalha com formas de madeira que se movem e transformam como que por magia; e Hermit, da artista holandesa Simone de Jong, um espetáculo visual em torno de uma casa em miniatura e do seu tímido habitante. Nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, miúdos e graúdos poderão ainda deparar-se com os insetos gigantes Big Bugs, da Mr.Image Theatre (Holanda).

O FIMFA Lx22 contará também com atividades paralelas, compostas por exibições de filmes, workshops e encontros com artistas. Produzido pel’A Tarumba – Teatro de Marionetas, o FIMFA Lx é um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa que, anualmente, junta reputados criadores mundiais, afirmando-se como um dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo.

ShowBuzzFimfaLx