ON | Nutricionistas debatem Impacto da Comunicação Digital na Alimentação dos Portugueses

0
331
OrdemNutricionistas

A Ordem dos Nutricionistas está a promover uma conferência totalmente dedicada à comunicação digital na área da nutrição. A iniciativa vai realizar-se esta quinta-feira, dia 28 de abril, pelas 16h30, na Fundação Eng.º António de Almeida (Rua Tenente Valadim, 325, 4100-479), no Porto.

A conferência “Comunicação Nutricional Digital – Oportunidades e Riscos” vai ser proferida pela Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas, Maria do Céu Patrão Neves.  

Ao longo das últimas décadas, a quantidade de informação digital na área da nutrição tem crescido de forma exponencial e não estruturada. Esta vasta informação pode ser assimilada, sem critérios de seleção plausíveis, com dificuldade em distinguir os factos das opiniões, a verdade da falsidade. Os nutricionistas, tem um importante papel a desempenhar, podendo a comunicação nutricional digital constituir uma oportunidade para a profissão, mas não é isenta de riscos. A confiança nos profissionais de saúde é a pedra angular pois sem confiança, nenhuma mensagem, por mais verdadeira e sensata que seja, logra informar e formar, educar para as novas realidades e orientar para novos comportamentos, pelo que a Ordem dos Nutricionistas considera que é necessário um debate participado sobre este tema atual da informação que é transmitida online. 

“Este é um tema que é, inegavelmente, cada vez mais atual e fraturante. Atentos a esta tendência, não podíamos deixar de abordar a questão da comunicação digital de nutrição que, defendemos, tem de ser factual, rigorosa e de qualidade, assente em evidência científica, para que possa ser benéfica para todos: tanto para o rigor da profissão, como para a saúde de todos”, salienta Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

A iniciativa está integrada também na Cerimónia de Entrega de Medalhas de Mérito da Ordem dos Nutricionistas que, pela primeira vez na história da profissão, vai homenagear os que pela sua ação tenham colaborado para o desenvolvimento da nutrição e da profissão de nutricionista em Portugal. 

MTOrdemNutricionistas