Loulé | Revista “Manifesto” apresentada na Biblioteca Municipal

0
67
RevistaManifesto

A Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner Andresen recebe a sessão de apresentação do nº 6 da revista “Manifesto”, no próximo dia 7 de maio, sábado, pelas 16h00.

A apresentação deste número que tem como tema “Fica tudo como dantes?” estará a cargo de João Rodrigues, economista, professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Nuno Serra, geógrafo, diretor da revista “Manifesto”, e Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Com o surgimento da crise pandémica, a par da consciência crescente dos diversos impactos das alterações climáticas, pareciam estar criadas as condições para encetar mudanças profundas no modo como as sociedades atuais se organizam.

Contudo, depois de uma fase inicial, em que eram claras e percetíveis as proclamações e sinais de vontade de superação do capitalismo predatório e iníquo em que vivemos, foi-se gradualmente instalando a noção de que, afinal, a pandemia poderia não se traduzir no necessário ponto de viragem.

O número 6 da revista “Manifesto” procura assim refletir sobre os problemas estruturais e os constrangimentos que a crise pandémica veio evidenciar, discutindo as possibilidades de transformação e os impasses e resistências que persistem em vários planos, e cujas forças apontam para que possa ficar tudo como dantes.

A revista “Manifesto” – promovida pela Associação Fórum Manifesto – pretende refletir de forma plural sobre temas da atualidade com relevância política, económica, social, cultural e ambiental. Considerando que uma opinião pública informada, crítica e exigente é condição essencial da democracia, a “Manifesto” assume os princípios do rigor dos factos, da liberdade de opinião e do debate esclarecido. Deste modo, a revista procura contribuir para o aprofundamento da discussão entre distintas sensibilidades da esquerda portuguesa, valorizando a diversidade de pontos de vista e as possibilidades de convergência, através do debate das questões e desafios políticos com que o futuro nos confronta.

CM LouléRevistaManifesto