Teatro D. Maria II | “Festival PANOS” traz teatro escolar e juvenil para os palcos

0
139
PanosTeatro

De 13 a 15 de maio, o Festival PANOS – palcos novos palavras novas está de regresso aos palcos do Teatro Nacional D. Maria II, para um fim de semana totalmente dedicado ao teatro escolar e juvenil. Durante três dias, as Salas Estúdio e Garrett vão receber seis espetáculos de grupos de teatro jovem, eleitos por um júri a partir de dezenas de propostas de grupos espalhados por todo o país.

Desde 2005 que o projeto PANOS encomenda, anualmente, peças originais a escritoras/es de renome, para serem representadas por jovens entre os 12 e os 19 anos, cruzando o teatro escolar e juvenil com as novas dramaturgias. Nesta edição, sob coordenação de Sandro William Junqueira, o PANOS conta com textos originais de Afonso Cruz (As cigarras Septendecim e Tredecim), Joanna Murray-Smith (Rio Sombrio), numa tradução de Joana Frazão, e Keli Freitas (Fábrica de matar baleia).

Cerca de 50 grupos de teatro escolar e juvenil inscreveram-se nesta edição do PANOS, propondo-se a criar espetáculos a partir de um dos três textos dramatúrgicos originais. Destas propostas, seis (duas encenações de cada um dos textos) foram eleitas por um júri para participar no Festival PANOS, no D. Maria II, de 13 a 15 de maio: Centro de Artes e Formação – Junta de Freguesia do Lumiar de Lisboa, Escola de Artes do CAE da Figueira da Foz, Escola da Bemposta de Portimão, Sol d’Alma – Associação de Teatro de Ovar, Teatro do Desassossego de Estarreja e Trevo Violeta Escuro de Portalegre.

No dia 14 de maio, sábado, às 17h, será ainda lançado, no Átrio do D. Maria II, o livro PANOS – palcos novos palavras novas, uma edição do Teatro Nacional D. Maria II que reúne os textos desta edição do projeto, escritos por Afonso Cruz, Joanna Murray-Smith e Keli Freitas. Para além dos três autores, esta apresentação de entrada livre contará também com a presença de Sandro William Junqueira, coordenador do projeto, e Pedro Penim, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

O BPI e a Fundação “la Caixa” são mecenas do projeto PANOS.

Teatro D.MariaIIPanosTeatro