Glantosz lança documentário sobre “AUCTION”

0
284
DocumentarioGlantosz

O documentário estreia dia 13 de Maio, no auditório do IPDJ, em Faro e conta com surpresas. As reservas já estão disponíveis.

Em Janeiro deste ano, o artista de 17 anos lançou “AUCTION”, um projecto em que o farense trocou a realidade da história de Portugal, como seria se tivessem sido os europeus a serem escravizados? O projecto ganhou grandes dimensões locais, tendo visitas desde alunos a professores e políticos, atraindo cerca de 300 pessoas durante uma semana. O projeto causou opiniões e reações mistas, mas o artista descreve que “o projeto serviu como um detetor de racistas, todas as pessoas que ficaram chateadas com as imagens, veio de um sentimento de que a nossa pele pura não pode estar imaginada num lugar de escravo”, comenta o próprio.

O documentário, realizado por Artem Pyantkovskyy, vem mostrar os efeitos emocionais e físicos que a produção e montagem da exposição, que começou em 2018 e acabou em 2022, tiveram no artista e como mudaram as suas relações pessoais e sociais, o documentário é acompanhado de uma entrevista em que o jovem fala da sua vida pessoal e de como os artistas são afetados por certas coisas que nem sempre são trazidas a público. “O documentário serve também para eu tentar cativar mais pessoas da minha idade a criarem, e serve para eu dar palco a essas pessoas. Estou a montar um coletivo de artistas jovens para uns projetos com ajuda do IPDJ, e sinto que a troca de ideias e a demonstração de como eu fiz, pode cativar os outros a fazerem”, concluiu o artista.

A estreia acontecerá dia 13 de Maio de 2022, às 21:30, no auditório da Delegação do IPDJ, em Faro, e as reservas já estão disponíveis no site do artista, www.glantosz.eu, e são limitadas.

A estreia conta com convidados da política e cultura, que ajudaram direta e indiretamente o artista durante o processo criativo do projeto.

Website
Reservas

JMDocumentarioGlantosz