“XXV Feira Nacional do Porco” / Montijo 12 a 14 de Maio

0
369
FeiraPorco

Depois de um interregno forçado de dois anos provocado pela Covid-19, e num contexto particularmente difícil para o setor da suinicultura provocado pelo agravamento dos custos de produção, a Feira Nacional do Porco está de regresso à cidade do Montijo para a sua 25ª edição, entre 12 e 14 de maio. Este retorno traz consigo grandes novidades, como o Prémio Inovação e o cariz de solidariedade social.

Mais uma vez, o setor da suinicultura portuguesa prova a sua resiliência e num dos períodos mais difíceis de sempre, a FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores – volta a organizar a Feira Nacional do Porco, nesta que é a 25ª edição.

O principal certame do setor da suinicultura nacional vai decorrer nos dias 12, 13 e 14 de maio, na cidade do Montijo. A cerimónia de inauguração decorrerá no dia 12, às 14h00, e contará com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.

A XXV Feira Nacional do Porco promete ser, uma vez mais, um polo de exposição das principais novidades da suinicultura, mas também uma oportunidade de reencontros e de voltar a celebrar a Suinicultura, num contexto particularmente difícil. Se a situação já era muito grave no final do ano 2021, agravou-se ainda mais desde o dia 24 de fevereiro com a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, tornando a situação vivida pelo setor e pelos vários setores conexos de elevada instabilidade, sobretudo pelo aumento dos custos das matérias-primas e até mesmo da sua disponibilidade. Tendo acumulado prejuízos no 1º trimestre de 2022 de 35 milhões de euros, que se somam aos 40 milhões de euros perdidos no 4º trimestre de 2021, o setor da suinicultura resiste com muito sofrimento e graves prejuízos.

Contudo, mais do que nunca, é preciso unir o setor e dar ânimo a todos os que trabalham incansavelmente para garantir alimento na mesa dos portugueses. Por isso, a cidade do Montijo foi novamente escolhida para acolher esta grande Feira, onde a suinicultura marca a tradição e a história do concelho, que tem sido palco de todas as edições da Feira Nacional do Porco, e que conta, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo.

Para este ano, a Feira Nacional do Porco apresenta grandes novidades, como o Prémio Inovação XXV Feira Nacional do Porco nas áreas do Ambiente, Bem-Estar Animal e Nutrição. O conceito pretende distinguir os principais avanços tecnológicos nos eixos centrais da suinicultura moderna, que vão ao encontro das grandes preocupações do setor e do consumidor.

Pela primeira vez, será também apresentada a vertente de solidariedade social da Feira, com a atribuição de parte das receitas da bilheteira e da totalidade do Leilão da Pig Parade ao Centro de Acolhimento temporário “Sol dos Meninos”, no Montijo.

Apesar de ser um evento predominantemente direcionado para o público profissional do setor da suinicultura e da fileira da carne de porco, a Comissão Organizadora mantém uma forte ligação com o público em geral, promovendo um programa lúdico para toda a família, onde se destaca a atuação de Quim Barreiros no dia 13 de maio.

Naturalmente a gastronomia e a exposição de animais vivos serão, mais uma vez, grandes atrativos para os milhares de visitantes esperados nos três dias em que decorre o evento, a par das tasquinhas, showcookings e concertos, num total de área coberta de 7.000 m2, distribuída por 4 pavilhões, com cerca de 350 expositores nacionais e internacionais.

Prémio Inovação

O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco é uma iniciativa da Comissão Organizadora da Feira que tem por objetivo reconhecer o investimento das empresas expositoras nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação, destacando os produtos, processos ou desenvolvimentos técnicos e tecnológicos expostos no certame, que aportem ao setor da suinicultura portuguesa valor acrescentado nas áreas identificadas.

O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco pretende ser um incentivo aos desenvolvimentos comerciais mais inovadores nas áreas temáticas identificadas, promovendo assim a inovação e desenvolvimento no setor da suinicultura portuguesa.

A inscrição no concurso é exclusiva para os expositores da Feira, podendo cada empresa apresentar vários desenvolvimentos comerciais.

A avaliação do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco será realizada por um painel de jurados independente nomeado pela Comissão Organizadora, que atribuirá os Prémios de acordo com os seguintes critérios:

  1. Resposta a uma necessidade ou desafio setorial;
  2. Grau de inovação técnica ou tecnológica;
  3. Benefício sobre os resultados técnicos das explorações suinícolas;
  4. Benefício sobre os resultados económicos das empresas suinícolas;
  5. Melhoria da fiabilidade técnica dos processos zootécnicos das explorações;
  6. Melhoria do nível da sanidade dos animais;
  7. Melhoria do grau de sustentabilidade social e ambiental da exploração;
  8. Melhoria das condições de trabalho e segurança nas explorações;
  9. Aplicabilidade do desenvolvimento comercial tendo em conta a totalidade do setor.

Em cada categoria, Bem-Estar Animal, Ambiente e Nutrição, será atribuído um 1º, 2º e 3º classificados, bem como uma Menção honrosa.

A apresentação do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco será realizada no recinto durante a cerimónia de abertura da XXV Feira Nacional do Porco, sendo destacados os vencedores durante todo o período da Feira – 12, 13 e 14 de maio – através de sinalética identificadora alocada no stand da empresa premiada.

No último dia, será realizada uma cerimónia com a entrega dos certificados de atribuição do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco.

Concurso de Pintura Infantil

A XXV Feira Nacional do Porco está de regresso para celebrar a suinicultura e os mais novos não foram esquecidos. Com o intuito de aproximar as crianças aos animais, nomeadamente ao porco, a Comissão Organizadora decidiu envolver e motivar os alunos do ensino básico dos agrupamentos de escolas do Montijo, promovendo um concurso de pintura infantil onde o tema principal será o porco.

Conscientes da necessidade de levar a cabo iniciativas pedagógicas que alertem para o consumo consciente e educação alimentar, esta iniciativa pretende também transmitir aos consumidores mais jovens a importância de integrar numa alimentação saudável a carne de porco, realçando os seus benefícios nutricionais.

Este concurso destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade e pretende constituir-se como uma representação interpretativa em que os artistas, ou seja, as crianças assumem relativamente ao universo do porco, sendo os trabalhos expostos no âmbito da XXV Feira Nacional do Porco.

Este concurso contará com o imprescindível apoio pedagógico dos docentes do primeiro ciclo dos agrupamentos de escolas do concelho do Montijo, os quais integrarão o júri do concurso.

Todos os trabalhos estarão expostos no recinto da Feira, no pavilhão 3.

Pig Parade

Com o intuito de envolver a comunidade escolar com o universo da suinicultura, a Comissão Organizadora da XXV Feira Nacional do Porco constituiu a Pig Parade, uma mostra de porcos decorados por jovens, repleta de muita cor e imaginação.

Ao todo são 10 porcos de fibra de vidro, em tamanho real, que serão atribuídos a escolas de vários agrupamentos escolares do concelho do Montijo para que sejam decorados por grupos de alunos.

No final, os trabalhos artísticos ficarão expostos no corredor da entrada da XXV Feira Nacional do Porco ao longo de todo o certame, para que todos os visitantes os possam apreciar.

Ao longo dos três dias do certame, será realizado um leilão de cada porco, cujas verbas reverterão na íntegra para o centro de acolhimento temporário “Sol dos Meninos”, no Montijo, nesta que é a principal ação de solidariedade social da XXV Feira Nacional do Porco.

Informações úteis

  • A 25ª Feira Nacional do Porco vai ter as portas abertas no Parque de Exposições Acácio Dores, Montijo, de 12 a 14 de maio, entre as 10h30 e as 22h00.
  • A cerimónia de inauguração decorre no dia 12 de maio, às 14h00, com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação.
  • A entrada terá um custo de 3€, dos quais 1€ reverte para a instituição de solidariedade social “Sol dos Meninos”.

Programa Geral

12 de maio

10h00 – Visitas de Escolas do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas do Montijo e do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra

10h30 – Abertura de portas

14h00 – Cerimónia de inauguração com presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes (Auditório)

19h00 – Sessão da Bolsa do Porco (Auditório)

22h00 – Noite Popular FM com apresentação de Susana Roldão (Palco no exterior)

Artistas convidados: Toy, Miguel Moura, Luís Gomez e Ana Duarte

13 de maio

15h00 – Apresentação da Exploração-Escola (Auditório)

17h00 – Sessão Empresarial Pacelum /LTX Iluminação Técnica (Auditório)

19h00 – Sessão Empresarial Topigs Norsvin (Auditório)

22h00 – Concerto Quim Barreiros (Palco no exterior)

23h30 – Concerto Miguel Bravo (Palco no exterior)

01h001 – DJ Gaisita (Palco no exterior)

14 de maio

Ao longo do dia – Entrega dos Diplomas de participação aos Expositores

Ao longo do dia – Leilão Pig Parade

12h00 – Entrega dos Diplomas Prémio Inovação XXV Feira Nacional do Porco (Auditório)

15h00 – Entrega de Prémios Pintura Infantil (Auditório)

17h00 – Entrega do Cheque ao Centro de Acolhimento Temporário “Sol dos Meninos” (Auditório)

22h00 – Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde de Alcochete (Palco no exterior)

23h30 – Concerto Los Romeros (Palco no exterior)

01h00 – Dj Gaisita (Palco no exterior)

FPASFeiraPorco