Loulé | Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”

0
204
OficinasCabo

Era Meio Dia, quando na Casa do Meio Dia, em Loulé, foi aberta ao público a Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”.

“Fotos com alma e precisão artística”

Mensagem registada pelo visitante Jaime Vaz Brasil 

A Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” resulta do Projeto que, com o mesmo nome, envolveu os alunos do Curso de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro – Alte e séniores residentes naquela freguesia, que juntos embarcaram numa viagem de descoberta, de exploração, de aprendizagem, de vivência conjunta de experiências, de troca de conhecimentos, de partilha de afetos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres. Uma viagem que promoveu o desenvolvimento das relações e cumplicidades intergeracionais e motivou para a conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação do Património.

“Exposição magnífica que ilustra bem Sagres e o que significa para os Portugueses.”

Mensagem registada pelo visitante Pedro Silva

É através do olhar desses 23 jovens, uns com 16 a 20 anos de idade, outros com idades que vão até aos 85 anos, uns na flor da idade, outros na idade florida, que a Exposição Fotográfica dá ao visitante a oportunidade de visitar/revisitar a Fortaleza de Sagres.

“Uma excelente perspetiva e um olhar de muita empatia intergeracional”

Mensagem registada pela visitante Jamila Madeira

A Exposição que está em itinerância pela região do Algarve desde agosto de 2021 e até dezembro de 2022, foi agora acolhida pela Editora Sul, Sol e Sal, e ficará patente ao público naquele espaço, sito na Rua Sá de Miranda, n.º 23-25, até ao dia 31 de maio.

O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, foi desenvolvido de maio a outubro de 2021 no âmbito do Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), da Direção Regional de Cultura do Algarve. Promovido por uma parceria constituída pela Associação In Loco, a Junta de Freguesia de Alte, a Escola Profissional de Alte, CIPRL e a sua Escola Profissional Cândido Guerreiro, o Centro de Animação e Desenvolvimento Comunitário da Freguesia de Alte, a Casa do Povo de Alte/Juventude Altense.

O Projeto foi financiado pelo Programa DiVaM (Divulgação e Valorização dos Monumentos), da DRCAlgarve e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé – Museu Municipal – Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, da Região de Turismo do Algarve, da Federação Nacional de Cineclubes e da Federação Internacional de Cineclubes.

A itinerância em curso, tem vindo a contar com o apoio das entidades, organizações e empresas que a têm acolhido nas suas instalações: a Fortaleza de Sagres, o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte; o Restaurante Rosmaninho – Sarnadas/Alte, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Junta de Freguesia de Boliqueime, a Junta de Freguesia de Salir – Posto de Turismo de Salir e agora, também, a Editora Sul, Sol e Sal.

Associação IN LocoOficinasCaboOficinasCabo2OficinasCabo3OficinasCabo1