Em Portugal registaram-se mais de 40 mil pedidos de ajuda para crianças que crescem sozinhas. Veja o vídeo da campanha: Aqui
A mais recente campanha das Aldeias de Crianças SOS, lançada com o objetivo de celebrar o Dia da Família, que se comemora no dia 15 de maio, pretende alertar para a importância do conceito família.
Com o mote “O que é a família? É o melhor lugar para uma criança crescer”, as Aldeias de Crianças SOS querem sensibilizar para a importância da família como núcleo fundamental para o desenvolvimento da criança.
De acordo com Luís Cardoso de Meneses, Secretário Geral das Aldeias de Crianças SOS Portugal, “é com a família que a criança começa a ser o autor da sua vida e a escrever a sua própria história. No entanto, em Portugal registaram-se mais de 40 mil pedidos de ajuda para crianças negligenciadas que crescem sem o apoio de uma família. Crescem sozinhas. As Aldeias de Crianças SOS existem e trabalham diariamente, em Portugal e em mais de 138 países do mundo, para mudar esta realidade. Para que cada criança possa pertencer a uma família, crescer com amor, respeito, segurança e ser autora da sua própria história.“
Com esta campanha solidária, as Aldeias de Crianças SOS pretendem demonstrar a importância que uma família pode ter no crescimento de uma criança ou jovem e o melhor exemplo é um caso real. A Maria quando era apenas uma criança teve um pai abusivo e alcoólico, e, sem proteção, foi vítima de violência no seio da sua própria família. Atualmente é mãe e está feliz, mas quando chegou aos cuidados das Aldeias de Crianças SOS, a sua ideia de família era imperfeita pois faltava-lhe bons exemplos dos seus próprios pais.
Quando questionada sobre o verdadeiro significado de “família”, a Maria afirmou que “Família é partilha e afeto. Fui aprendendo com as Aldeias de Crianças SOS a construir esta ideia, porque nunca tive referências. O CAFAP (Centro de apoio Familiar e Aconselhamento Parental) da Guarda é como se fosse a extensão da minha família. Ajudou-me na organização do meu tempo para cuidar da minha filha, a perceber a importância da estabilidade na família e, principalmente, a importância da rotina”. “Hoje tenho uma boa relação com a minha filha e ela conta-me tudo, desde as suas ambições até aos seus medos na vida. Estou muito orgulhosa por ela estudar e querer ser uma jogadora de futebol”, conclui.
Para contribuir para esta causa e ajudar mais de 420 crianças, jovens e 190 famílias que acompanham as Aldeias de Crianças SOS, poderá apoiar de diferentes formas, nomeadamente:
Em Portugal, foram comunicadas mais de 40 000 situações de maus tratos à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, sendo a negligência e a violência doméstica, os motivos mais frequentemente assinalados.
As Aldeias de Crianças SOS estão em Portugal há mais de 50 anos a acolher e apoiar crianças, tendo sido acompanhadas desde 1967 mais de 1000 crianças e jovens. Reforçam o seu compromisso com as mais de 420 crianças e jovens que acompanham anualmente, tanto nas Aldeias SOS (Programa de Cuidados Alternativos), como nos CAFAPs (Programa de Fortalecimento Familiar) e a equipa de mais de 140 colaboradores continuará a trabalhar todos os dias para concretizar a missão junto das crianças, jovens e famílias.
Mais informações em www.aldeias-sos.org
Unimagem