Depois do anúncio dos nomes dos artistas que irão atuar nos palcos principais do 18º Festival MED, evento que decorre de 30 de junho a 3 de julho, na Zona Histórica de Loulé, o cartaz final será anunciado no Cineteatro Louletano, no dia 29 de maio, pelas 17h00, numa tarde que contará ainda com um concerto da brasileira Bia Ferreira.
A par da divulgação dos nomes que marcarão presença nos restantes 8 palcos, será ainda apresentada a programação cultural para além da música, nomeadamente no que respeita às iniciativas previstas nas áreas do Cinema, Literatura, Poesia, Artes Plásticas ou Teatro.
A organização fará também um posicionamento sobre as causas em que o Festival MED está implicado e que este ano ganharão maior força com várias atividades previstas e a associação a correntes internacionais, nomeadamente ao nível da defesa ambiental e das alterações climáticas, mas também do movimento pela equidade de géneros na indústria musical.
Esta última matéria estará, desde logo, presente no concerto de apresentação com Bia Ferreira, ela que é desde há quase uma década, uma das mais destacadas vozes brasileiras no que diz respeito à comunidade LGBTQl+, ao racismo e à xenofobia. Os seus concertos são muito mais que apenas música: são um espaço de esclarecimento, provocação, motivação e de luta por aquilo em que acredita.
Editou até ao momento apenas o álbum “Igreja Lesbiteriana: Um Chamado em 2019” de onde saíram os singles “Cota Não É Esmola”, “Não Precisa Ser Amélia”, “De Dentro do AP” e “Boto Fé”. Ainda este ano, será editado um novo EP. A artista brasileira tem visitado Portugal desde 2019 onde se tem apresentado com banda e no registo a solo. Braga, Lisboa, Coimbra, Porto e Gaia são algumas das cidades que já receberam concertos de Bia Ferreira.
De referir que, seguindo o modelo dos últimos anos em que o artista que atua na apresentação do MED integra o cartaz do ano seguinte, Bia Ferreira é, desde logo, o primeiro nome confirmado para a edição de 2023.
Os bilhetes para a apresentação oficial do cartaz do Festival MED/concerto de Bia Ferreira têm um valor associado de 5 euros e podem ser adquiridos em www.bol.pt ou no Cineteatro Louletano.
CM Loulé