DECO: “Como posso evitar o desperdício alimentar em casa?”

0
354

A DECO INFORMA… As perdas relacionadas com o desperdício alimentar representam um forte impacto ambiental, económico e social, pelo que é essencial identificar as causas e desenvolver mecanismos para atenuar este problema.

Com o objetivo de ajudar a comunidade a identificar os fatores que aumentam o desperdício alimentar a DECO Algarve sai à rua com o projeto “ALIMENTAR SEM DESPERDIÇAR” promovendo sessões de sensibilização para ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas de consumo, capacitando-o para uma tomada de decisão mais responsável e consciente, do ponto de vista económico e ambiental.

Neste sentido partilhamos algumas das dicas que são transmitidas no projeto para evitar o desperdício alimentar nas nossas casas e o primeiro passo é mesmo a organização da nossa comida quando chegamos das compras, por exemplo:  

  • Consumir em primeiro lugar os alimentos que já estão abertos ou mais próximos do prazo de validade.
  • Utilize em primeiro lugar as frutas e legumes mais maduros, por exemplo, para sumos.
  • Antes de guardar frutas e legumes, estes devem ser limpos e secos. Desta forma evitamos que microrganismos que possam estar presentes nos alimentos, acelerem o processo de deterioração.
  • No frigorifico utilize as prateleiras de cima, que são mais frias, para comida já confecionada, iogurtes e queijos, no centro pode colocar carne, pescado, produtos de charcutaria e na prateleira de baixo colocar alimentos que estão a descongelar.
  • Guardar as sobras ou alimentos no frigorifico ou congelador em doses individuais.
  • Reutilize sobras de alimentos para novas confeções culinárias, por exemplo, reutilizar as folhas e as cascas para caldos vegetais que podem servir de base para uma sopa. O mesmo pode ser feito com ossos ou espinhas. As sobras de legumes podem ser transformadas em purés, quiches ou arroz de legumes.
  • Com os produtos que já não pode utilizar faça compostagem – Existem sempre partes dos nossos alimentos que se transformam em resíduos, como é o caso das cascas e se tiver essa oportunidade a compostagem é uma ótima forma de rentabilizar resíduos orgânicos.

Com o projeto ALIMENTAR SEM DESPERDIÇAR a DECO Algarve vai continuar a deixar dicas aos consumidores para uma alimentação mais consciente e com menos desperdício.

Esta iniciativa conta com o apoio financeiro do ACCIONAD-ODS, que é cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo.

DECO Algarve