Museu do traje SBA | ‘Trio Internacional de Pianistas’

0
1061
TrioPianistas2

No dia 11 de Junho de 2022, O Trio Internacional de Pianistas reúne-se novamente no Algarve, para interpretar uma magnífica selecção musical.

O Trio Internacional de Pianistas, está de novo a reunir-se, desta vez no Museu do Traje de São Brás de Alportel, para interpretar novas composições musicais apresentadas numa sucessão de duo e trio. No dia 11 de Junho de 2022 às 17h00, a cortina subirá e a magia começará. Se nunca participou num concerto de piano em duo ou trio, será uma experiência absolutamente fascinante. 

O Trio é formado pelos pianistas Doris Gameiro e Jose Cubela vindos do Texas e Svetlana Bakushina, artista local do Algarve. A primeira actuação do trio, foi perto do coração de Portugal, no Centro de Artes de Águeda, em 2019. Um concerto para piano a seis mãos, com obras de Gershwin, Piazzolla, Rachmaninov, e Sousa, foi organizado por Sérgio Brito, organista, diretor do coro e professor de piano no Conservatório de Águeda. 

Acerca dos pianistas:

Doris Gameiro é uma pianista com formação clássica e que ensina em privado (virtual e presencialmente) em Fort Worth, Texas, em inglês, espanhol e português. Ela é entusiasta nas interpretações ao piano em colaboração e dedica-se também à joalharia.

José Antonio Cubela é um músico versátil que já atuou e gravou como solista, e pianista de câmara.  Para além das suas actividades performativas, tem sido juiz em festivais e concursos nacionais e internacionais de piano.

Svetlana Bakushina é uma pianista, artista e cineasta sediada no Algarve. Dirige o seu estúdio privado de piano em Portimão e produz filmes independentes. Svetlana interpreta em estilos desde o clássico até à fusão, e colabora com músicos de diferentes países.

Com o Covid a interromper as viagens internacionais, o Trio trabalhou em projectos individuais e tem trabalhado diligentemente ao longo deste último ano preparando-se para esta actuação, apresentando obras bem conhecidas de Debussy, Rachmaninoff, Gluck, Manuel de Falla e obras totalmente novas, incluindo uma peça nunca antes estreada pelo compositor nicaraguense Luis Fletes Soza e e outra peça composta por Svetlana Bakushina, com arranjo  para 4 mãos ao piano, especialmente para este evento.

Este ano, o programa de concertos do trio de piano “Danças pelo Mundo” terá lugar no dia 11 de Junho às 17 horas no Museu do Traje de São Brás de Alportel, no Algarve.  

Svetlana Bakushina

TrioPianistas2