Prémio Nacional do Enoturismo 2022

0
341
PremioEnoturismo

A primeira edição do Prémio Nacional do Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2022 vai realizar-se no dia 17 de Junho, às 19h, no Altis Grand Hotel, em Lisboa. O júri é composto por mais de 250 personalidades e organismos oficiais ligados ao sector do Vinho e do Turismo. 

Após ter nascido somente há dois anos, a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, organiza a primeira edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros que, tal como o próprio nome indica, tem como Main Sponsor a conhecida seguradora. Além disso, conta ainda com os prémios patrocinados pelo Grupo Amorim, o apoio institucional do IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), além de outras empresas envolvidas que vão participar das mais diversas formas, como o Altis Grand Hotel, a Schott Zwiesel; Alug’Aqui, CRITEC e Gifts 4 Wine.  

A única associação exclusivamente dedicada ao enoturismo português pretende com este evento eleger os melhores enoturismos de Portugal, já que até à data não existe no nosso país nenhuma iniciativa no género. «De facto, existem alguns prémios de enoturismo atribuídos através de entidades de alguma forma ligadas direta ou indiretamente ao sector, mas nenhum focado exclusivamente no enoturismo, dando-lhe a importância que merece. Nem com um painel de jurados tão diversificado como o que iremos ter, envolvendo jornalistas, entidades oficiais do vinho e do turismo, Chefes de Cozinha e Sommeliers, e até mesmo os nossos associados», revela a jornalista Maria João de Almeida, Presidente da APENO. «O envolvimento de uma grande empresa como a Ageas Seguros foi fundamental para elevar a outro nível esta festa que celebra os melhores enoturismos. Acreditamos que será o primeiro de muitos outros eventos a trabalhar em conjunto».  

Já Gustavo Barreto, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal afirma: «foi com muito entusiasmo que abraçámos esta iniciativa desde o primeiro momento com a APENO. O Enoturismo é um sector em crescimento, queremos acompanhar a sua evolução e contribuir para que seja um sector seguro, sustentável e inclusivo. Queremos estar presentes na vida das Empresas de uma forma relevante e emocional».

A votação do Prémio Nacional do Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2022 já está a decorrer e é realizada on-line até ao dia 31 de Maio de 2022, através de uma plataforma on-line, idealizada especialmente para o efeito, bastando a cada jurado votar em cada uma das categorias existentes.

Do painel de mais de 250 jurados fizeram parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do vinho e do turismo, chefes de Cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da APENO (organismos oficiais votaram em diferentes regiões da sua, e profissionais do sector e associados em pessoas e projectos alheios): «Quisemos envolver reconhecidas personalidades de todos os sectores relacionados com o Enoturismo porque acreditamos num trabalho conjunto, que se pretende dinâmico e entusiasmante. A recetividade foi fantástica! Vamos todos premiar os melhores enoturismos de uma forma transparente», reforça a Presidente da APENO, Maria João de Almeida

Os resultados da votação serão dados a conhecer no jantar de gala do Prémio Nacional de Enoturismo 2022 APENO / Ageas Seguros, no Altis Grand Hotel. 

Promover, Incentivar,  Distinguir e Proteger o Enoturismo

O Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2022 vai, assim, premiar os negócios/projetos portugueses que se distingam como casos de sucesso, enquadrados nas seguintes 10 categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chefe de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projecto Inclusivo; Melhor Projecto Sustentável.

Ver categorias e jurados aqui: https://enoturismodeportugal.pt/eventos/  

Para organizar e promover um evento desta natureza, a APENO contou com o apoio da Ageas Seguros, com quem estabeleceu uma parceria sólida. Esta parceria foi formalizada através da assinatura de um Memorando de Entendimento que visa a promoção e divulgação do serviço PAR (Prevenção e Análise de Risco) junto dos associados da APENO, de forma a que os enoturismos portugueses sejam lugares mais protegidos e seguros. Segundo explica Gustavo Barreto, «o PAR é um serviço diferenciador, gratuito para Clientes, que tem como objetivo avaliar os riscos a que as empresas estão expostas, bem como as possíveis consequências, e atuar na sua prevenção. Como resultado desta avaliação, este serviço inclui a elaboração de relatórios com as medidas de prevenção e recomendações para reduzir os riscos inerentes à atividade das empresas».

Recorde-se que a APENO nasceu em Fevereiro de 2021, contando já com as maiores empresas produtoras de vinho no seu já vasto leque de associados. O seu principal objectivo é organizar e apoiar a dinamização do sector do Enoturismo. Para tal, conta com o apoio de diversas empresas que desde o primeiro momento acreditaram no potencial existente. Esta é uma das mais sólidas parcerias da APENO que já está a dar bons resultados.

APENO

PremioEnoturismo