Vila Real de Santo António recebe Caravela Vera Cruz

0
306
CaravelaVeraCruz1

De forma a assinalar a viagem inaugural do primeiro «Caminho Marítimo de Santiago» em Portugal, a Caravela Vera Cruz irá estar atracada e aberta ao público no porto de Vila Real de Santo António, até à próxima sexta-feira.

Na quarta-feira, 25 de maio, a embarcação pode ser visitada entre as 16h00 e as 20h00 e nos dias 26 e 27 de maio (quinta e sexta-feira) das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Construída no início do século para celebrar os 500 anos da descoberta do Brasil, a embarcação constitui uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas.

O projeto «Caminho Marítimo de Santiago em Portugal» pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da mítica «Barca de Pedra» que terá transportado o corpo do Apóstolo Santiago até à Galiza, navegando entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago – os Portos de ligação forte com Santiago.

O cruzeiro inaugural do novo e primeiro «Caminho Marítimo de Santiago» em Portugal tem a partida agendada para o próximo sábado, dia 28 de maio, às 9h00, no porto de Vila Real de Santo António.

O cruzeiro será composto por cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, que será a Estrela Polar que irá «conduzir» o cruzeiro inaugural até Pádron. O percurso de 12 quilómetros que liga Pádron a Santiago de Compostela será feito a pé pelos viajantes nautas.

Mun VRSACaravelaVeraCruz1CaravelaVeraCruz2