ArQuente | “Re-Fluxus 2022” Ciclo de Performances e Instalações

0
520
ReFluxus1

RE-FLUXUS regressa pela mão da ArQuente. Terceira edição junta nove peças performáticas de diferentes criadores. O ciclo arranca este sábado, dia 28 de maio, e estende-se até 11 de junho.

O RE-FLUXUS está de regresso! A terceira edição do Ciclo de Performances e Instalações, dinamizado pela ArQuente- Associação Cultural, arranca este sábado, dia 28 de maio, às 20h00, com a performance ‘Leva-me ao Céu’, com direção artística de Carolina Cantinho. O espetáculo foi igualmente criado para estrear no motus – Festival Internacional de Performance Arte de Faro, uma iniciativa do Teatro das Figuras. A peça tem como palco a açoteia do Figuras, sendo também um convite a assistir ao pôr do sol num espaço inusitado, ao qual raramente podemos aceder.

‘Leva-me ao Céu’ conta com o apoio à criação do Teatro das Figuras, do Município de Faro e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

O RE-FLUXUS estende-se, depois, até junho. Nos dias 10 e 11 serão apresentados outros projetos artísticos, mas em formato online, no YouTube da ArQuente, entre as 21h00 e as 22h30.  Ao todo vão ser exibidos oito momentos performáticos, quatro por dia, da autoria de diferentes artistas, que aceitaram o desafio proposto pela ArQuente. As obras, de curta duração, têm temas distintos e são o reflexo da liberdade criativa dos artistas convidados.

“Não há um tema definido. A ideia é que cada um expresse o que sente necessidade de expressar. Essa liberdade resulta num ciclo de grande riqueza artística e estética, que promete surpreender do princípio ao fim”, refere a associação cultural. 

Sexta-feira, 10 de junho, abrem-se as portas da ArQuente, na Galeria ARCO em Faro, para quem queira assistir em grupo ao primeiro dia do ciclo e debater o formato online. Quem aceitar participar neste momento de partilha, que também pode ser considerado uma performance, tem apenas de levar o seu próprio computador portátil e assistir sozinho, mas acompanhado, às primeiras criações da mostra.

A terceira edição do RE-FLUXUS pode ser vista no Youtube da ArQuente à hora marcada, através dos links disponibilizados, em breve, nas páginas de Facebook e Instagram da associação, onde estará, igualmente, o programa completo. O acesso é livre e gratuito.

O título deste ciclo tem por inspiração o Movimento Fluxus que marcou as artes das décadas de 1960 e 1970 e que valorizava a criação coletiva através da integração de diferentes linguagens, como música, cinema e dança, manifestando-se principalmente através de performances, happenings, instalações, entre outros suportes inovadores.

O evento tem como parceiros de comunicação o Sul Informação, a RUA FM – Rádio Universitária do Algarve, o Cultugarve e a Cultura em Revista/ ConecTV.

Projetos Artísticos RE-FLUXUS 2022:

Presencial:

‘Leva-me ao Céu’, criação coletiva, direção artística de Carolina Cantinho – projeto integrado no motus- Festival Internacional de Performance Arte de Faro

Online:

‘Fugiu de mim’, de Ana Simão

‘Sem vagar para café’, de Fábio Sousa

– ‘Ria Formosaamor litterae, de Guilherme Gonçalves

– ‘Pra tirar você da chuva’, de Mayara Helena Alvim

‘Respiro’, de Guilherme Portes

– ‘Não me leves ao Céu’, de Carolina Cantinho

– ‘Do estranhíssimo encontro entre Carrasco, Amadis e o Cavaleiro da Triste Figura, enquanto declamavam num misterioso bosque’, de João Timóteo

– ‘Desconfinar’, de Marlene Oliveira

ArQuente Associação CulturalReFluxus1ReFluxus2