Lagoa | Dia Internacional da Biodiversidade

0
478
EducaAmbiente2

Lagoa Comemorou do Dia Internacional da Biodiversidade com Atividades de Educação Ambiental e de Descoberta do Meio.

O Município de Lagoa promoveu, entre 24 e 28 de maio, diversas atividades de formação e de educação ambiental, realizados no Parque Municipal do Sítio das Fontes, no Caminho do Algar Seco, em Carvoeiro, e no Caminho dos Promontórios, como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade.

Foram várias as atividades promovidas pelo Município de Lagoa, ao longo de cinco dias, desde os percursos interpretativos de Exploração da Biodiversidade Biológica de habitats de tempos atuais e antigos e da Geodiversidade local, que contaram com cerca de 90 participantes e com a presença do Professor e Geólogo, Francisco Lopes, da GeoWalks&Talks.

Nas plataformas de videoconferência, foi realizada a Formação on-line em Ilustração Científica, em que vários formandos, de diversas regiões do país, orientados pela formadora e artista plástica Ana Rita Afonso, puderam interagir, tirar dúvidas, adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, e descobrir a ilustração científica como a arte de representação da natureza que articula saberes das artes plásticas e das ciências.

Para além das formações on-line e presenciais, percursos exploratórios e uma oficina de macroinvertebrados bentónicos, a presente Semana celebrou ainda o Dia Europeu dos Parques, no dia 24 de maio, assim como a parceria entre o Município de Lagoa do Algarve e o Município de Lagoa dos Açores, no dia 26 de maio.

Dos participantes que marcaram presença nas atividades promovidas há que destacar a forte presença da comunidade docente, a nível individual, das escolas e Centros de Formação, a nível das escolas e instituições de formação.

Celebrado no dia 22 de maio, com o objetivo de alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, na sequência da adoção da Convenção da Diversidade Biológica.

Desde 2018 que o Município de Lagoa tem apostado em diversas atividades de Educação Ambiental e de formação com o objetivo de dar a conhecer a Biodiversidade existente no seu território e ajudar a protege-la.

Mun Lagoa(Algarve)EducaAmbiente2EducaAmbiente3EducaAmbiente4