Ideias do Levante | ‘Festival de Música Sacra de Lagoa’

0
449
MusicaSacra1

A associação cultural Ideias do Levante, em parceria com o Município de Lagoa (Algarve), irá organizar, durante o mês de Julho de 2022, a segunda edição do Festival de Música Sacra de Lagoa. O primeiro concerto terá lugar na Igreja do Parchal, no dia 9 de Julho de 2022, pelas 18h00m, com o recital intitulado “A GUITARRA DEVOTA” contando com a participação de Fernando Ponte (guitarra clássica) e Rui Mourinho (guitarra clássica).

#Programa
Sonata 14 – Carlos Seixas – (1704-1746)
Sonata 23
La Catedral – A. Barrios – (1885-1944)
Cantigas de Santiago – Stephen Goss – (b. 1964)
Quen a Virgem bem servirá
Ondas do mare de Vigo
Como podem per sas culpas
Kyrie Trope
A madre de Deus
Ay ondas que eu vin veer
Non é gran cousa se sabe
Inventions – J. S. Bach – (1685-1750)
Chaconne G Major (HWV 435) – G. F. Händel – (1685-1759)

#Biografias
Fernando Ponte, natural de Faro, iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”, com a orientação do professor Eudoro Grade. Realizou a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo tido como mestre o Professor Piñeiro Nagy. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música no ISEIT – Almada, Instituto Piaget. Iniciou o seu percurso como docente no ano letivo de 1995/96. Desde então tem lecionado por diversos estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo da região algarvia. Atualmente, leciona no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e no CArtes – Conservatório d´Artes de São Brás de Alportel. Ao longo do seu percurso frequentou diversas Master-Classes onde teve oportunidade de trabalhar com diversos músicos e guitarristas conceituados mundialmente. Como solista, ou integrado em formações de música de câmara, tem se apresentado por todo o país e estrangeiro.

Rui Mourinho, estudou no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, com os professores Konstantin Götzen, José Alegre e Eudoro Grade. Mestre em Música e Mestre em Ensino de Música, pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou na Classe de Guitarra de Piñeiro Nagy e nas Classes de Música de Câmara de Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull. Doutorado em Música e Musicologia, na especialidade de interpretação pela Universidade de Évora. Enquanto membro do grupo “Vá-de-Viró” gravou o CD Outras Músicas, participou na gravação do CD. Balletti, do Ensemble de Flautas do Município de Loulé. Em 2016 gravou o seu primeiro CD a solo intitulado Stephen Goss Guitar Works Vol.I. É dedicatório de obras de vários compositores destacando Cristóvão Silva, André Santos, Pedro Louzeiro, Juan Erena Mármol e Stephen Goss. Atualmente, para além da sua atividade concertista a solo, dedica-se ao repertório de câmara integrando diversas formações. É professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado.

 
#Festival
O Festival de Música Sacra de Lagoa tem o objectivo de promover o património artístico religioso do concelho de Lagoa, descentralizar os locais de concerto pelo concelho, dar a conhecer/promover espaços religiosos, artistas, instrumentos e obras de compositores portugueses e estrangeiros. Segundo Roberto Estorninho (presidente da direção da Ideias do Levante), “esta segunda edição irá reunir vários projectos em torno da música sacra promovendo um intercâmbio entre instituições, artistas/músicos e público, o que permitirá oferecer uma interessante dinâmica e irá, com certeza, valorizar, e dar a conhecer, gentes, espaço e locais”.
 
Mais informações sobre o festival poderão ser encontradas via:
– www.lagoa.info/festivalmusicasacra
– www.facebook.com/fmslagoa
#Calendário
A realização deste evento encontra-se prevista para o mês de Julho de 2022, com o seguinte calendário:

A GUITARRA DEVOTA
Fernando Ponte (guitarra clássica)
Rui Mourinho (guitarra clássica)
09 – Igreja do Parchal, 18:00

CANTIGAS DE SANTA MARIA
Eduardo Ramos (alaúde)
23 – Ermida de Santo António, Mexilhoeira da Carregação, 18:00

DO BARROCO AO ROMANTISMO
Trio Setula
– José Gomes (violino)
– Elisabete Martins (viola de arco)
– Bárbara Santos (violoncelo)
30 – Igreja da Misericórdia de Lagoa, 18:00

#entradas
Todos os concertos, decorrem ao sábado, às 18:00, sendo estes de entrada gratuita e limitados à lotação de cada espaço.

As reservas deverão ser efectuadas, a partir do dia 1 de Junho de 2022, via https://www.ideiasdolevante.info/reservas

Para mais informações sobre o processo de reservas e entradas é favor de contactar o número da secretaria da Ideias do Levante, via 282 380 053, de Segunda a Sexta (excepto dias feriado pois encerra), das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30. No próprio dia do concerto o número 965017845 estará disponível a partir das 14:00 para mais informações.

#produção
A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de Abril de 1995, com sede em Lagoa (Algarve, Portugal) e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com actividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projectos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar. Mais informações via https://www.ideiasdolevante.info.

#COVID-19
Este evento seguirá as orientações de segurança emanadas pelas autoridades.

#apoio
Esta segunda edição contará com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa, juntas de freguesia do concelho de Lagoa, Diocese do Algarve, paróquias do concelho de Lagoa e Santa Casa da Misericórdia de Lagoa; comércio local; comunicação social local, regional e nacional; Balance Café, Estorninho.biz; Photos4Life, FFotógrafo Shop, etc.

Ideias do Levante
MusicaSacra1MusicaSacra2