Loulé | Comunicado ‘ABC’

0
144
EdificioABCLoule

Face aos últimos desenvolvimentos sobre a posição tomada pelo Conselho de Administração do CHUA que insiste, pela segunda vez, em levar o Presidente do ABC à barra do tribunal, mesmo depois de o Ministério Público ter decidido arquivar uma primeira queixa por falta de qualquer indício criminal, a Câmara Municipal de Loulé não pode ficar indiferente a tal facto, uma vez que acompanhou e que conhece bem de perto o trabalho desenvolvido pelo Dr. Nuno Marques enquanto presidente do ABC.

Com efeito, a manifestação pública de apoio da Câmara Municipal de Loulé ao Dr. Nuno Marques baseia-se nos seguintes factos:

  1. O Dr. Nuno Marques é o Presidente do ABC e a sua grande referência sendo o seu trabalho reconhecido não apenas localmente, como nacional e internacionalmente.
  2. Foi através do ABC que saíram as primeiras estratégias e estudos científicos para melhor conhecer e controlar a propagação do vírus na comunidade.
  3. Foi com propostas e colaboração do ABC que a linha SNS 24 pode aumentar significativamente a sua capacidade de resposta em todo o país.
  4. Partiu também do ABC a iniciativa de implementar as primeiras técnicas de pooling para otimizar o número de testes realizados à Covid-19.
  5. Foi igualmente ideia do ABC o desenvolvimento das abordagens inovadoras e de resposta muito eficiente para monitorizar e controlar a pandemia em lares de idosos no Algarve e Baixo Alentejo.

Esta atitude inadmissível e persecutória do Conselho de Administração do CHUA, visando acima de tudo afastar a continuidade do Dr. Nuno Marques à frente do ABC, coloca em causa os compromissos assumidos entre esta instituição e o município de Loulé, por via da parceria estratégica celebrada, em maio de 2018, para a construção de 2 projetos nas áreas das Ciências Biomédicas e do Envelhecimento, fundamentais para a afirmação da região do Algarve numa área tão sensível como é a inovação e como são igualmente as biociências e a investigação científica e onde o município já investiu recursos assinaláveis.

Em face do que fica dito, a Câmara Municipal de Loulé condena a tomada de posição do Conselho de Administração do CHUA contra o líder natural do ABC, o Dr. Nuno Marques, tanto mais que, ao invés do reconhecimento do seu trabalho bem como do apoio e incentivo à sua continuidade para levar mais longe o nome do Algarve e das suas instituições, recorre de forma fanática e obstinada ao expediente da barra do tribunal para colocar em causa não apenas o seu nome mas também todo o seu trabalho em prol do Algarve.

O Algarve não pode continuar a perder!

CM LouléEdificioABCLouleEdificioABCVilamoura