“AvancaGIGANTES” – Cinema de Animação em Junho no Algarve

0
292
AvancaGigantes

No final do ano escolar, cerca de 1500 alunos do Algarve participam, com os seus professores, num projeto de dinamização educativa e cultural através do cinema de animação.

São exibidos filmes para todas as idades, selecionados por nível de ensino que envolvem os Agrupamentos de Escolas de: Albufeira, João da Rosa – Escola E.B.1 da Cavalinha (Olhão), António Aleixo – Escola do Pontal (Portimão), Vila do Bispo e a Escola Secundária de Loulé.

Há ainda a colaboração dos Municípios de Albufeira e Vila do Bispo.

Este evento no Algarve tem coordenação de Isa Catarina Mateus, com a participação das professoras responsáveis nas escolas: Manuela Jorge, Isadora Mateus, Anabela Gaspar, e Maria do Carmo Chaves.

O “AvancaGIGANTES – Algarve 2022” é um projeto de “cinema para os que estão sempre a crescer”, envolvendo em visionamentos comentados, crianças desde o pré-escolar aos jovens do ensino secundário.

A seleção de filmes reúne curtas de animação oriundas maioritariamente da Europa (Bélgica, Eslovénia, França, Itália, Macedónia, Rep. Checa e Turquia), mas também do resto do mundo (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, Japão e Singapura).

Vários filmes portugueses integram esta seleção, como “Amo-te Cigarra” de Francisco Lança, a curtíssima “Galope” de Raquel Felgueiras ou o surpreendente filme “A Tua Vez”, que tendo nascido da autoria do cineasta multi-premiado Olhanense Cláudio Jordão, contou ainda com a co-realização de David Rebordão.

Os filmes abordam temáticas que se preocupam com o meio ambiente, com o nosso mundo, mas também com as difíceis e sempre complexas relações humanas e interculturais, bem como com a nossa relação com a arte e o próprio cinema.

O “AvancaGIGANTES”, tendo nascido como um projeto de dinamização educativa e cultural, marca os 25 anos de realização ininterrupta do Festival Internacional de Cinema AVANCA. Curiosamente, neste evento e ao longo dos anos, foram exibidos e premiados alguns dos melhores filmes produzidos por cineastas do Algarve como Bruno Mendes da Silva, Vera Casaca, Hernâni Cabral, Cláudio Jordão e Nelson Martins, entre outros.

Com o apoio das Federações Portuguesa e Internacional de Cineclubes (FPCC e FICC), da Direção Regional de Cultura do Algarve (através do Programa “JCE – Juventude, Cinema, Escola” e do Programa HARPA – História, Artes e Património do Algarve) , da “RBE – Rede de Bibliotecas Escolares”, do Programa PEEA – Educação Estética e Artística, o “AvancaGIGANTES” tem curadoria de António Costa Valente, investigador do CIAC e docente da Universidade do Algarve.

CIALC-UAlgAvancaGigantes