Pela primeira vez, Portugal junta-se à celebração do ‘Dia Mundial da Localização’

0
643

A Missão Atlantis junta-se a uma iniciativa global de palestras e workshops com a sustentabilidade do planeta e o poder da ação a nível local como motes. A 21 de junho, celebra-se o dia mundial da localização com uma Ocean Talks que reune 7 oradores no Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra.

A Localização é um movimento mundial, criado pela cineasta Helena Norberg-Hodge e esta é a primeira vez que Portugal se junta a esta celebração. É um resgate da economia para uma escala humana, através da valorização da produção local de bens e serviços necessários a uma comunidade. Cultivar negócios com recursos locais fortalece a coesão das comunidades, promove a saúde e o bem-estar, ao mesmo tempo que diminui o impacto no mundo natural, favorecendo a regeneração. Este dia será celebrado com uma Ocean Talks, com entrada livre, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, entre as 17h e as 20h30, mas também podem ser vistas em streaming. As Ocean Talks consistem num conjunto de palestras inspiradoras que pretendem chamar a atenção para a importância de agir a nível local.

Terão como apresentadora a atriz e ativista Mafalda Matos e contará com sete oradores: Andreas Noe, que começou uma volta a Portugal no dia 25 de abril, de 55 dias de bicicleta a apanhar lixo. É fundador da The Trash Traveler e vai contar as suas aventuras ao percorrer 3000km de bicicleta e como a criatividade e o positivismo ajudam a trazer consciência e a conectar as pessoas com o oceano; Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, irá focar-se em Educação Local, ao ser testemunha de um projecto que resgatou as suas raízes e mostrou o poder da comunidade. A 5 de Junho, no Dia Mundial do Ambiente, ganhou o Prémio Inspiração da Visão Prémios Verdes, entregue pelo próprio Presidente da República; já Livia Tirone, vai trazer o tópico da Arquitetura e Urbanismo Local. Arquitecta durante mais de 30 anos, foi pioneira na questão da sustentabilidade ao desenvolver casas e edifícios com uma estrutura, consciência e conhecimento ecológico; com o tema da moda local, Joana Campos Silva, da Fashion Makers, traz um olhar sobre aquilo que não vemos que vestimos e como essa decisão impacta a água e o meio ambiente; na segunda parte, a Alimentação Local será o foco do chef Ayurveda, Francisco Basílio, com uma perspectiva sobre o consumo local e em como para além dos benefícios sócio-económicos, esta filosofia de vida protege e beneficia o nosso sistema digestivo; o tema da Economia Local será apresentado por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em marketing regenerativo e fundadora da Bio Vila. Traz para a talk um olhar da liquidez financeira no ângulo da fluidez da água como maior forma de abundância local; e, por fim, Virgílio Varela, consultor e fundador da Humanfleet, fechará o ciclo de palestras com a temática Take Action. Faz parte da família Oceans and Flow há mais de 6 anos e é um facilitador de inteligências colectivas ao acreditar que todos temos uma essência e um potencial únicos para criar ações conscientes que nos regenerem a nós próprios e ao planeta.

Media Sounds