APENO | Vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo

0
785

A cerimónia da primeira edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2022 decorreu no dia 17 de Junho, em Lisboa, no Altis Grand Hotel. Um evento que distinguiu as melhores empresas, práticas e projetos enoturísticos em Portugal, tendo como main sponsor a Ageas  Seguros, o apoio institucional do IVV e o Grupo Amorim a patrocinar os prémios, além de outras empresas envolvidas das mais diversas formas, como o Altis Grand Hotel, a Schott Zwiesel; Alug’Aqui, CRITEC e Gifts 4 Wine.  

Ao longo do evento foram sendo divulgados os grandes vencedores das 10 categorias: Melhor Enoturismo de Portugal (Herdade da Malhadinha Nova); Melhor Profissional (Beatriz Machado); Melhor Estadia (Herdade da Malhadinha Nova); Melhor Restaurante (Torre de Palma by Miguel Laffan); Melhor Chefe de Cozinha (Pedro Lemos – Symington); Melhor Sommelier (Sérgio David Marques – Madeira Wine Company); Melhor Sala de Provas (Taboadella); Melhor Empresa Turística (Winen’Route); Melhor Projecto Inclusivo (Adega Mayor); Melhor Projecto Sustentável (Casa da Passarella).

Do painel de mais de 250 jurados fizeram parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do vinho e do turismo, chefes de Cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da APENO (organismos oficiais votaram em diferentes regiões da sua, e profissionais do sector e associados em pessoas e projectos alheios).  «Esta foi a primeira edição deste Prémio e estamos muito felizes com o resultado, foi um sucesso . Foi também a primeira vez que juntámos os players do Vinho e do Turismo numa votação justa, e num evento especialíssimo que une os dois mundos», afirma Maria João de Almeida, Presidente Executiva da APENO. Segundo explicou ainda, «a APENO é única associação dedicada exclusivamente ao enoturismo português e, até à data, não existia nenhuma iniciativa no género, apenas a atribuição de alguns prémios de enoturismo através de outras entidades de alguma forma ligadas direta ou indiretamente ao sector, mas nenhum focado somente no enoturismo. Por essa razão, algum dia este evento teria obrigatoriamente de surgir», remata.

Já Hugo Julião, Responsável de Marketing Canal e Digital do Grupo Ageas Portugal afirma «É de facto relevante para a Ageas Seguros fazer parte desde projeto desde o primeiro momento. Apoiar o que melhor se faz no Enoturismo em Portugal é uma honra para nós, aliado ao facto de estarmos a contribuir para que seja um setor protegido, seguro, sustentável e inclusivo. Reforço a importância da aposta na Prevenção e Proteção das empresas, para uma gestão mais eficiente dos negócios».
Os resultados da votação podem ser consultados no site da Associação Portuguesa de Enoturismo.

Apeno