‘Martim Nunes’ recebe Tiago Pires Award by ANSurfistas

0
662

Martim Nunes é o surfista vencedor da edição de 2021 do Tiago Pires Award by ANSurfistas. Um prémio atribuído por decisão conjunta de Tiago Pires e da Associação Nacional de Surfistas e que regressa após dois anos de ausência, devido ao período pandémico.

No âmbito das celebrações do Dia internacional de Surf, o jovem surfista da Praia Grande, de apenas 18 anos, recebe, assim, uma viagem ao Havai, um dos principais palcos de treinos e competições internacionais, sendo considerado absolutamente estruturante para quem procura a excelência a nível de performance no Surf.

Martim Nunes, atual líder do ranking do Junior Tour
“Estou muito contente por receber este prémio. Tinha conhecimento deste prémio, mas depois de não ter havido nos anos da pandemia, quase que me tinha esquecido. Por isso não estava nada à espera e foi uma surpresa para mim ser o vencedor. Este é um prémio bastante importante para a evolução de um surfista. Estamos a falar do Havai. É onde tudo acontece no surf mundial. É um sítio incrível, onde nunca fui e, por isso, estou muito ansioso por ir. Estes prémios são uma motivação extra para todos os surfistas puxarem ainda mais os limites e verem o trabalho recompensado. Queria agradecer muito ao Tiago Pires e à Associação Nacional de Surfistas.”

Aos 18 anos, Martim Nunes tem-se afirmado como um dos maiores destaques da geração júnior. Recentemente, o jovem surfista representou a Seleção Nacional no Mundial Júnior ISA, tendo sido também o vencedor de etapa inaugural do regressado circuito Junior Tour, que define os campeões nacionais Sub-20.

Os feitos internacionais não se ficam por aí, pois em 2022 tem sido um dos principais nomes da armada portuguesa no ataque ao Pro Júnior Europeu. Atualmente no 10.º posto do ranking, Martim Nunes conta com um 5.º lugar obtido na etapa de Ferrol, na Galiza.

Tiago Pires, primeiro português a chegar ao circuito mundial de surf
“Não foi fácil a escolha do vencedor deste troféu. Não só porque houve um período de dois anos de pandemia, mas também porque Portugal está cada vez mais bem representado a nível das novas gerações, com muitos mais surfistas e talentos. É cada vez mais complicado escolher. No entanto, estou bastante contente com o vencedor da edição deste ano, porque é um surfista que acompanho há muito tempo. Sei perfeitamente o valor que tem e em que fase da vida está. Penso que é a pessoa indicada para ser presenteada com esta viagem. Esta viagem pode mudar drasticamente a evolução e a carreira de um surfista, tal como aconteceu comigo. Tenho a certeza que o Martim Nunes vai aproveitar muito bem esta viagem. Tem todo o mérito neste prémio, não só pelos resultados, mas, sobretudo, pelo esforço, empenho e determinação que tem demonstrado. Nunca baixou os braços e já provou ser capaz de reerguer-se depois de passar por dificuldades. Considero que o prémio está muito bem entregue. Desejo-lhe uma grande viagem, que aproveite ao máximo, e sucesso para a carreira, pois talento não lhe falta”.

Vencedores do Tiago Pires Award:
– 2022: Martim Nunes
– 2019: Yolanda Hopkins
– 2018: Mafalda Lopes
– 2017: Guilherme Ribeiro
– 2016: Luís Perloiro
– 2015: Guilherme Fonseca
– 2014: Nicolau von Rupp
– 2013: Frederico Morais
– 2012 (ano 0): Tiago Pires

O Tiago Pires Award by ANSurfistas é uma distinção na nona edição e distingue surfistas nacionais pelo seu potencial, ajudando a projetá-los globalmente com vista à promover mais e melhores aspirações nas competições internacionais. O surfista eleito como vencedor surge como resultado de uma decisão partilhada entre a Associação Nacional de Surfistas e Tiago Pires, primeiro surfista português a competir na elite do Surf mundial durante 7 temporadas seguidas.

O Tiago Pires Award by ANSurfistas é entregue no Dia Internacional de Surf, que a nível internacional vai ser celebrado este sábado, dia 18 de Junho.

Mais informações em www.ansurfistas.com

AN Surfistas